terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bath Spa em 10 fotos

Renato, capturado aqui numa pose rara, com a Abadia de Bath ao fundo



Interior da Abadia de Bath



Fachada dos banhos romanos (os romanos fundaram a cidade no ano de 43 para aproveitar as águas termais naturais do local)



Imperadores apreciando o principal dos banhos termais



Ruínas de alguns banhos secundários



Dois vivos e um morto nos banhos termais



Centro da cidade de Bath, patrimônio da humanidade



Renato posando para foto enquanto se alimenta



Carlos só se alimentando (não houve tempo para poses)



Carlos em pose Mortal Kombat no condomínio Royal Crescent em Bath Spa

3 comentários:

  1. O Carlos foi submetido a um "duro" regime durante a viagem. A dieta forçada deu resultados, os quais podem ser conferidos nas esbeltas fotos do garoto nos últimos dias de viagem.

    PS: A Pizza Hut de Windsor agradece a preferência (ou não!)

    ResponderExcluir
  2. Recentemente, voltei a ler livros do Bernard Cornwell, um autor inglês conhecido por seus romances históricos. Eu recomendo seus livros a todos os meus amigos homens. Não que mulheres não possam aproveitar os livros, mas as cruezas da guerra e histórias de guerreiros tem um apelo muito mais masculino (e o autor gosta de descrições realistas). Enfim, a cidade de Bath é bastante mencionada em seus livros, e gostaria de compartilhar algumas curiosidades históricas sobre a cidade:
    No post, o André escreveu que a cidade foi fundada no ano 43 pelos romanos. Naquela época, a cidade se chamava Aquae Sulis (por causa das aguinhas quentes). Este nome perdurou entre os britânicos nativos da época.
    Aquae Sulis era um marco importante na Inglaterra antiga - assim como todas as construções romanas cuja tecnologia (usando pedras) não foi superada por cerca de mil anos. Pensar nisso me fascina às vezes. Imagina como devia ser para uma sociedade não conseguir reproduzir algo tão antigo? Ruínas romanas me tocam neste sentido...
    Há possibilidade de que a famosa Batalha de Mynydd Baddon tenha ocorrido perto da cidade, por volta de 500dC. Os britânicos "originais" lutaram contra invasores anglo-saxões comandados por Aelle e Cerdic. Também há possibilidade de que os britânicos tenham sido comandados por Artur (se é que ele existiu - relatos da época não são muito precisos).
    http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Mons_Badonicus
    O fato é que os britânicos venceram, mesmo em inferioridade numérica, e atrasaram a invasão saxônica por várias décadas.
    Mas depois não teve jeito - e os britânicos e suas palavras cheias de y's foram se refugiar na região que hoje conhecemos como País de Gales.
    A cidade também é bastante mencionada nos livros (Crônicas Saxônicas) que contam sobre a invasão dos vikings (dinamarqueses) e a resistência dos saxões no século IX. O reino de Wessex do Rei Alfredo, o Grande, chegou a ser reduzido a região dos pântanos ali próximos. Nesta época, a cidade era conhecida por seu nome saxão, Bathum (o "th" é um delta cortado). Também começava a desempenhar um papel mais secundário, com Cippanhamm-Chippenham sendo um centro mais importante na região.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu crescer eu quero ser igual ao Renan!

    ResponderExcluir