domingo, 11 de setembro de 2011

O Retorno - Mês 1

Sei que estou devendo uma postagem faz tempo. Mas todos hão de entender as dificuldades em se postar coisas depois que se volta à sua casa, sua terra natal. Lá o blog era um meio eficaz de contar as coisas que aconteciam para todo o pessoal aqui no Brasil. Agora que estou aqui conto tudo pessoalmente... =D

Mas ainda não abandonei o blog, pq ainda há assuntos relevantes referentes ao doutorado sanduíche e coisas que fiz por lá. Só que as postagens ficarão mais esparsas, como é natural.

Bom, como está minha vida agora que voltei há 1 mês ao Brasil? Até agora vai tudo indo bem, tive apenas uma semana de trabalho "normal". A primeira é só de contar histórias. A segunda foi essa normal. Na terceira fui num Congresso em Bento Gonçalves. E na quarta, a semana passada, teve feriado e um dia que não fui trabalhar, então não conto como semana de rotina "normal".

Isto posto, ainda não posso avaliar plenamente a tal "depressão" da volta, o vale da curva de adaptação assim que se volta ao país. Mas, até agora, não senti praticamente nada disso. Não sei se era para ter sentido já, mas por hora estou sobrevivendo muito bem. As coisas realmente não funcionam tão eficientemente em termos de trabalho aqui comparado a Bristol, o transporte público é incomparável, a poluição e a limpeza das ruas tb, as pessoas são completamente diferentes em termos de educação etc. Mas acho que, como eu já conhecia isso, já sabia o quão feio era o "monstro", já esperava por isso. É diferente de quando vc está indo, pois não conhece nada. E sempre se teme aquilo que se desconhece. Vamos ver se esse quadro se altera nas próximas semanas.

Mas, por hora, as coisas boas estão superando as más no meu retorno. Além de voltar a comer as coisas que vc gosta e pisar de novo nos cantinhos que tanto conhece, estar novamente com as pessoas que gostam de vc é de longe a melhor parte. Tanto com os amigos, com a família ou com o pessoal no trabalho, parece que nem fiquei tanto tempo fora, a rotinha voltou ao normal muito rapidamente. E poder falar a sua língua de novo e usar de todos os verbetes e construções gramaticais a que tem direito não têm preço!

Depois falo mais, por hora mostro aqui meus presentes da volta, um quarto remodelado e um monte de cartas de amigos e parentes coladas na minha porta, todos um bando de invejosos das cartas dos Simpsons. =D



9 comentários:

  1. Só tem uma coisa ruim. Aqui eu o vejo menos do que qdo. vc estava nas terras reais. Quase todo dia nos falávamos e víamos pelo Skipe. ...instala aí no seu laboratório. He he!

    ResponderExcluir
  2. Olá Andre, meu nome é Luana, tenho 19 anos, sou de Sao Paulo, e vou para Bristol em dezembro deste ano para um curso de ingles com duraçao de dois meses. sigo o seu blog faz um tempinho e tenho que te parabenizar, pois consegui tirar varias dúvidas e conheci um pouco mais sobre a cidade! Mais gostaria de te fazer algumas perguntinhas. Sei q vc nao deve estar acostumado com isso mais realmente me interesso muito por saber td sobre a cidade e tirar as duvidas que restam, se vc pudesse me adicionar no msn pra conversarmos é brluli@hotmail.com.
    Obrigado, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Te mandei um e-mail para vc poder perguntar o que quiser.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!

    Ano que vem vou ir para Brighton. Estou acabando a faculdade e desde já estou muito ansioso!

    Abraço,
    Bruno.

    ResponderExcluir
  5. Oi André, Meu nome é Carlos e conheci Bristol no começo do ano, mas pretendo voltar para lá em breve. Você poderia me dar dicas de hospedagem?

    ResponderExcluir
  6. Caro André Frank,

    meu nome é Fernando. Li seu blog e achei muito interessante sua viagem. Poderíamos trocar emails para falar mais a respeito?

    Abraço

    Fernando

    ResponderExcluir
  7. Bom dia (tarde ou noite) André,
    Não tem muito tempo que acompanho seu blog, mas posso dizer que me admira a disposição que teve em alimenta-lo com tanta frequência enquanto esteve fora. Parabéns pelas linhas bem escritas.
    Sou designer e estou fazendo uma pequena pesquisa para um projeto gráfico voltado para educação, acredito que você pode me ajudar, espero que esteja acostumado a responder e-mails com mil perguntas ( :P), juro que não vou ocupar muito de seu tempo. Meu e-mail é anie.silva@hotmail.com.br , aguardo seu contato e assim te explico melhor do que se trata.
    Att,
    Anie Silva.

    ResponderExcluir
  8. Olá André. Parabéns pelo blog! Além das informações úteis, dei muito risada. Então, gostaria de entrar em contato contigo para pegar algumas dicas, pois estou de olho num "advisor" de Bristol para fazer meu sanduíche. Aguardo teu contato. Meu e-mail é fernandapesquisadora@gmail.com

    ResponderExcluir