sexta-feira, 10 de junho de 2011

Olho no Leão




"A coisa mais difícil de compreender no mundo é o imposto de renda"
(Albert Einstein)

Acabada a série de posts (brilhantemente) terceirizados para minha família, hora de voltar aos negócios. Hora de falar de impostos.

Os estudantes de pós-graduação estão naquele limbo entre a juventude e a vida adulta. Em outras palavras, numa terra de ninguém onde frequentemente não se sabe se têm ou não que pagar impostos.

No Brasil, se você é menor de 24 anos e está cursando a graduação, pode ser incluído como dependente e não precisa pagar imposto, mesmo que ganhe bolsa de iniciação científica. Quando apaga mais uma velinha ou passa para a pós-graduação, você sai dessa categoria. Porém, as bolsas de mestrado e doutorado também são isentas de tributo, ou seja, apesar de você ter que declarar imposto, não receberá taxação por esse dinheiro recebido.

Na Inglaterra, é a mesma coisa. Se você é aluno e recebe bolsa, não precisa pagar imposto sobre esse dinheiro recebido. Mas e se você recebe dinheiro de outro país (digamos, o Brasil), precisa declarar? E quando volta para o Brasil, precisa declarar também?

No caso do doutorado sanduíche, aqui funciona como se fosse uma bolsa inglesa mesmo, isenta de tributação. E, no Brasil, é uma bolsa como a normal de doutorado, com exceção de que se está recebendo o dinheiro no exterior. Sem problemas, portanto, certo?

Nope.

Estava eu feliz aqui por ter desmentido Einstein e ter conseguido desvendar a estrutura de impostos bretã e descobrir que não preciso pagar imposto de renda. (Aliás, pago impostos sim em tudo que compro, o VAT, imposto único, que vem discriminado em tudo que se compra e adquire aqui, e que agora equivale a 20% - menor que no Brasil e onde se vê os reflexos desse imposto nos serviços públicos prestados.) Mas, fora isso, achei que estava bem.

Mas que bobão. Você é um adulto agora e adultos têm que pagar impostos, já dizia o pai do Kevin Arnold em Anos Incríveis. Recebi uma carta da Prefeitura de Bristol com o Council Tax do período de agosto de 2010 até março de 2012.

Concil Tax, que raios é isso? É o IPTU daqui. Bom, parei, olhei, respirei e pesquisei. Dessa vez, porém, o resultado não me foi favorável. Estudantes estão isentos de pagar o Council Tax. Mas, lembram-se da minha luta para NÃO ser estudante aqui? Pois é, como não sou estudante, NÃO estou isento do Council Tax (uma taxa de mais ou menos 90 libras por mês).

Olhei o tamanho do rombo, £1650, mais de R$4500. Bom, primeiro, não precisaria pagar o período de agosto-2011 a março 2012, pois não estarei aqui. Nisso a conta cai para £1044 na banda mais baixa de residências (na qual minha humilde casa se inclui). Depois, como moro só aqui, tenho 25% de desconto, resultando em £784, mais de R$2000. Fui à prefeitura de Bristol numa segunda-feira chuvosa para esclarecer minha situação e, no meio dos pobres daqui (os imigrantes, principalmente os muçulmanos e indianos esperando seu benefício social). Fui muito bem atendido, com muita rapidez se considerado o número de pessoas que lá estavam (nessa hora que vc dá valor ao imposto que paga) e acertei minhas pendências.

Assim, se você for estudante de doutorado sanduíche no Brasil e estiver como Academic Visitor na Inglaterra, saiba que você precisa sim pagar o Council Tax. Ainda que seja o preço inteiro, é mais de quatro vezes mais barato do que a Tuition Fee que você teria que pagar caso quisesse o visto de Student. E você ainda pode pagar mensalmente via débito automático ou mesmo online, com cartão de crédito. O valor muda conforme a cidade ou distrito (council) que você está, pois no regime parlamentarista daqui eles têm autonomia para cobrar taxas diferentes.

Portanto, cuidado, veja se você está pagando já o Council Tax no seu aluguel. Se está alugando uma casa o seu senhorio tem que pagá-la. Se é uma moradia de estudantes como a minha você tem que pagar por fora, porque teoricamente estudantes estão isentos (mas eles conferem com a lista de estudantes das universidades, portanto não confie).

Como diria outro grande cientista:

"Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos."
(Benjamin Franklin)

6 comentários:

  1. Frank-pai (envergonhado ha 38 anos)11 de junho de 2011 às 04:41

    A difernça está aonde pagar impostos. Tem lugar que dá orgulho, e lugares que dá vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Tenso hein fera?
    Hum... Posso estar errado (e fora da lei), mas no Brasil, se o aluno de posgrad for menor de 24 e ganhar menos do que o limite para isenção (algo em torno de 22k), pode ser dependente tb...

    ResponderExcluir
  3. É amigo...menor de 24 anos, com ou sem bolsa, trabalhando ou não, é dependente, desde curse ensino superior...basta incluir as informações sobre rendimentos do dependente nas alíneas correspondentes da declaração (rápida googleada para escrever isso agora)

    Quanto ao chairman do blog, uma dica: porque não colocar no post a foto daquele que foi nosso parceiro nessa (http://tinyurl.com/3zk99x3)

    ResponderExcluir
  4. Ah, agora sim eu gostei. Equipe verde!!

    PS: você sofrerá quando voltar, tenho certeza. Pois vem a chuva, o Galvão fala de seus 40 e quantos anos Reginaldo de experiência na F1 e 16:00 suspende a transmissão por causa da porra do jogo e detona meus sonhos de assistir à corrida

    ResponderExcluir
  5. Renan, que eu saiba o aluno tem que estar na graduação para ser dependente, como o Carlos colocou. A partir disso você ainda estará isento, mas terá que declarar. É bom você olhar isso direitinho.

    E o Carlos tem razão, trocar o Einstein pelo Leão é uma belíssima evolução. E é para não regredir que eu vou pesquisar algum jeito de assistir as transmissões na BBC mesmo estando no Brasil...

    ResponderExcluir
  6. Isso me lembrou qdo tive infecção no ouvido lá nos EUA. Fui ao posto médico da Universidade, apresenteu o cartão do seguro saúde. Me atenderam e deram o remédio. Fiquei feliz né, não tive nem que comprar remédio! Mais de mês depois chega a conta do remédio em casa: quase 100 doletas....
    Como bom samaritano, fui pagar o bendito. Pena eu ainda não ter toda minha atual destreza carioca para ignorar e não pagar.

    Marcos.

    ResponderExcluir