terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Windsor em 10 fotos (e 1 vídeo!)

Fachada do Castelo de Windsor, uma das três residências oficiais da monarquia britânia, onde a Rainha Elizabeth II passa boa parte dos fins de semana



Mais uma parte da fachada, mas o que chama a atenção aqui não é isso, nem o contraste entre o mundo velho do castelo e o mundo novo dos aviões, mas sim que o céu estava azul! Aqui na Inglaterra isso é um fenômeno!



Numa tradução literal, o Quadrângulo da Parte Alta do Castelo de Windsor



É aqui que há a troca da guarda (pois é, ela não acontece só no Palácio de Buckingham). No inverno, a troca acontece a cada dois dias e os soldados usam suas roupinhas de frio cinzentas. Mas o que chama a atenção é como que algum ser humano consegue pensar na coreografia: 'Ah, agora esses soldados vão fazer isso, esse daqui vai dar meia volta, enquanto esses aqui vão ficar indo e voltando sem parar...'



As famosas iniciais ER, de Elizabeth Regina (em latim, Rainha Elizabeth). Essas iniciais são da primeira Rainha Elizabeth, que reinou desde 1558 (!) a 1603. As iniciais da atual Rainha contém um II no meio das letras ER. Legal que quando o guia perguntou o que significavam as letras, eu falei Elizabeth 'Re-gí-na' e ele falou que era Elizabeth 'Re-jái-na', nessa mania inglesa de achar que a pronúncia deles é a certa, mesmo quando a palavra é em latim e soa como Re-gí-na mesmo...



Capela de St. George, dentro das muralhas do Castelo. Infelizmente não se pode tirar fotos de dentro da capela nem de dentro dos aposentos do castelo, mas posso garatinr para vocês que é absolutamente fantástico, todos os aposentos são maravilhosos. O Renato disse 'Puxa, bem que eles poderiam doar alguma coisa pro Brasil né, tipo esse vaso, esse quadro aqui no canto, ou esse prato de comer figos que a Rainha não usa porque tem 300 outros...'



A Torre Redonda, a torre mais alta do castelo, visível de quase todas as partes do perímetro amuralhado



Castelos são edifícios pródigos no aparecimento de fanstasmas. Aqui captamos um, numa expressão de mais puro êxtase, perto de um dos canhões que protegiam o Castelo na Idade Média



Eu numa das passagens internas do Castelo. Minha intenção era aparecer sozinho na foto, mas aparentemente um fantasma tentou me assombrar bem naquele momento



Eu e o guia Colin (aquele que falou Re-jái-na), mas que foi super simpático e até recusou umas moedas que o otário aqui queria dar de gorjeta a ele (eu fiquei com cara de trouxa... mas na Torre de Londres se vc não dá $$ os guias ficam bravos...). A se destacar aqui a surpresa minha e do Carlos com o aparecimento de um fantasma à esquerda de Colin, mostrando uma expressão e postura bem diferenciadas com relação a outros cliques...



Depois de um dia estafante, voltávamos à minha residência para um saudável jantar. Desta feita, fish and chips caseiro (à moda brasileira, com arroz...) e macarrão com queijo congelado para o Renato. Mas, fala sério, não dá para reclamar, né?

8 comentários:

  1. Dá para reclamar sim...
    Cadé o jornal para embrulhar o fish and chips??
    Que afronta, assim eu também comeria o macarrão!

    ResponderExcluir
  2. Percebo que o suco da Refeição do Sr. Renato era de laranja, estou correto? Quantos litros de suco tem naquele galão? 2,5L? Reparar na comida pouco propensa a ataque cardíaco: fish, chips e sal cisne. A sobremesa é o que? Bolo de ameixas? Por fim, o que mais me chamou a atenção na foto (ainda tem mais?) é o bizarro padrão da tomada inglesa. (Nem vou comentar as xícaras cor-de-rosa...)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o André está sem paciência para escrever os posts e fez esse série de "qualquer-coisa em n fotos".
    Gostei da idéia!!!

    ResponderExcluir
  4. É por aí mesmo, acho que para mostrar uma viagem ou passeio esse é um bom jeito! Como vc, eu quero evitar a fadiga... E Vinicius, respondendo suas indagações:

    - O suco era de laranja
    - Meio galão inglês (2,26 L)
    - Não, 2,26 L
    - A sobremesa são ameixas frescas da Nova Zelândia
    - O padrão de tomadas é bizarro mesmo, tipo o novo padrão brasileiro...

    ResponderExcluir
  5. Não sei quanto a vocês, mas além da pasta e dos pratos de fish and chips (aliás, parabéns para o nosso Oliver), parece-se que há algo um tanto fantasmagórico na foto

    ResponderExcluir
  6. Oi André, eu encontrei o seu blog procurando por brasileiros que estudam na Inglaterra. Será que vc pode me ajudar e dar umas dicas? Estou querendo fazer parte da graduação ou pós completa na Inglaterra. No momento estou no segundo ano de graduação na unicamp. Meu e-mail é: nakashima.ingrid@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Já te mandei um e-mail!

    ResponderExcluir
  8. Nos meus dias de mal humor, não deixo de dar uma passadinha nesse post. Só para desanuviar.

    ResponderExcluir