sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como minha mãe descreve... a França

Próxima parada? Paris.

Logo que chegamos pegamos um trem para o centro. Me lembro de ficar um pouco decepcionada porque não estava gostando do que estava vendo, mas fiquei quieta, até um pouco constrangida de não estar empolgada. Afinal, eu estava em Paris!

Do trem, pegamos um metrô. Nada mudou. Cadê a organização? Cadê a educação das pessoas? Cadê o silêncio? Cadê as placas orientadoras? Hum... acho que estou querendo voltar para a Inglaterra. Neste momento descubro que o restante da família também.

Bom, tenhamos calma, tudo há de melhorar.

Realmente melhorou, fomos primeiro ao hotel (flat). Muito bom, localizado numa praça com cafés, creperia, shopping e metrô bem em frente.

A partir daí visitamos vários lugares, alguns bem bonitos, mas mal sinalizados para o turista. Alguns, como a torre Eiffel, com excesso de pessoas querendo vender à força suas bugigangas, outros com um cheiro de xixi insuportável, como em alguns trechos da margem do rio Sena. Uma pena, ele é tão lindo!

Iniciamos com um passeio a pé pela Champs-Élysées (linda e imponente, com seus 2 km de extensão, eu devia ter ido de tênis!) até o Arco do Triunfo (visto de baixo, quanta história! e de cima, a primeira visão da torre Eiffel, inteirinha, magnífica!).


Avenida Champs-Élysées



Arco do Triunfo




Vista do topo do Arco do Triunfo (não é montagem!)




Depois, o Louvre, Panteão e Notre Dame. Não pudemos fazer o Louvre todo (é enooorme!). Vale ressaltar que sentimos falta de placas explicativas nas obras expostas. Fui à Notre Dame duas vezes, em dias diferentes. Na segunda vez, uma 6ª feira Santa, pudemos chegar perto da coroa de Cristo e até beijá-la, se quiséssemos. Estava sendo exposta excepcionalmente para o público naquele dia. Demais!


Museu do Louvre



Meu pai, Monalisa, e minha mãe


Panteão



Catedral de Notre-Dame



A coroa de Cristo




Completando o nosso passeio por Paris visitamos o Palácio de Versalhes e seu jardim musical (muito lindo!), vimos o pôr do sol e a cidade se iluminando do alto da Torre Eiffel (o máximo!), fomos ao Museu D’Orsay (primeiro contato com Renoir, Manet, Monet, Millet, Van Gogh,...uau).


Palácio de Versalhes



Interior do Palácio de Versalhes



Interior do Palácio de Versalhes



Subindo na Torre Eiffel



Vista do Campo de Marte do topo da Torre Eiffel



Museu d'Orsay




Conhecemos a casa onde Rodin morou, vimos suas obras expostas nos cômodos e espalhadas em seu enorme jardim. Subimos de elevador até a Sacre Coer que fica bem no alto, proporcionando uma bonita vista (pena o cheiro de xixi pelas escadarias). Não podíamos deixar de visitar o Invalides, onde o ‘modesto’ Napoleão está enterrado (que túmulo é aquele, Sr. Napoleão???).


Casa de Rodin



O Beijo, de Rodin




A Basílica do Sagrado Coração (em francês Basilique du Sacré-Cœur)



Museu das Armas



Hôtel des Invalides



O sarcófago de Napoleão Bonaparte




Do que mais gostei? Da Torre Eiffel, de Versalhes, de ter beijado a coroa de Cristo, de beber um bom vinho e champanhe (a verdadeira), enquanto ia apreciando maravilhosos queijos.

Se moraria lá? Não.



Rita

5 comentários:

  1. Aquela foto no Arco do triunfo não é montagem... mas como é possível então?
    E que singelo palácio em Versalhes, não?
    Pelas barbas do profeta!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei, o cara que tirou a foto para minha irmã (brasileiro, raro por lá...) ou sacou que nós éramos parentes e é um ótimo fotógrafo ou então é um péssimo fotógrafo e estragaria uma foto potencialmente muito boa deixando aqueles três intrusos no canto da foto (e ainda demora um bocado para vc conseguir subir naquela plataforma onde minha irmã está...)

    ResponderExcluir
  3. Oi Andreh!!!
    Que legal esse passeio com a familia cara! Quando meus pais vierem me visitar vamos fazer um passeio bem parecido.
    Tambem fizemos um blog... desde quando saihmos do Brasil. Dah uma olhada: www.alemdohorizontefa.blogspot.com
    Semana passada te vi caminhando no outro lado da rua, em frente a biblioteca, acabei nao te chmando porque estava super atrasado! Quem sabe na proxima... hehehe
    Abracao!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexandre!

    Me sinto espionado assim pô huauhauhahua

    É engraçado que vc me reconheceu e, até vc me passar seu blog, eu não tinha a menor ideia da sua cara. Deve ser assim que celebridades se sentem andando por aí...

    Vou dar uma olhada no seu blog depois.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Dae André...
    Cara, falar em espionagem, hoje te ví de novo... rsrsrs
    Tava indo de ônibus pra casa com a Fernanda e ví você passeando na frente do Hippodrome... rsrs
    Fica ligado!
    hahahaha
    Grande abraço e boa semana!!

    ResponderExcluir