segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Definitivamente, God save the Queen

Sábado à noite liguei a televisão para assistir a alguma coisa antes de dormir. Automaticamente, a TV sempre liga na BBC One, o principal canal da principal emissora de TV do Reino Unido. Se formos fazer uma comparação, é a Globo deles.

Mas espera um pouco, tem uma diferença. E que diferença! A programação daqui é MUITO mais variada e muito mais a ver com o meu gosto. Por exemplo, o que passa sábado à noite na Globo? Zorra Total! Aqui estava passando o BBC Proms 2010.

Para quem é burrinho e não sabe o que é o BBC Proms (eu tb não sabia até sábado!), esse é auto-denominado o maior evento de música clássica do mundo. Durante dois meses, desde 1895, há apresentações a preços populares em vários lugares da Terra da Rainha, com o centro no Albert Hall em Londres, com o objetivo de difundir a música clássica. O evento chama Proms porque Promming é o ato de se assistir a um concerto em pé, na frente do palco. No último dia, Last Night of the BBC Proms, o concerto no Albert Hall é mostrado ao vivo pela BBC, e atrai centenas de milhares de pessoas em vários parques da Inglaterra para ver concertos e esperar a última apresentação em Londres, que é mostrada num telão simultaneamente em todos os parques. Ontem, por exemplo, Jose Carreras estava entretendo o pessoal com umas musiquinhas no Hyde Park em Londres até o concerto começar no Albert Hall...

Bom, voltando à historinha do começo. Santa hora que eu liguei a TV! Eu sou muito fã de música clássica, mas raramente vejo um concerto passando na TV, ouço CDs, mp3 e concertos ao vivo quando (e onde!) posso. Mas agora eu estou na Inglaterra amigo, o negócio é diferente! Eu, que estava de lençol me cobrindo na hora que liguei a TV, terminei ajoelhado na cama, vibrando e cantando as músicas! Parecia um bobo mesmo!!! Mas quem gosta entende, chega a arrepiar mesmo. É tipo ouvir um show muito legal da sua banda favorita. A diferença é que os meus favoritos são a música clássica e os hinos! E o mais legal é que todo mundo tava assistindo isso em suas casas, pois se eu baixasse o volume ouvia as TVs da rua e dos outros apartamentos ligadas na BBC.

Pra quem quiser ouvir um pouquinho, vou colocar aqui as mais tradicionais músicas patrióticas britânicas tocadas no Proms 2010.

Enjoy!


---------------------------------------------------------------------------------

Rule, Britannia! - Uma canção patriótica que eu já tinha ouvido umas poucas vezes, mas nunca tinha dado muita bola. Terminei cantando junto com o povão e batendo a mão no peito (a letra vai embaixo do vídeo, mas na transmissão tinha opção com legenda!).



When Britain first, at Heaven's command
Arose from out the azure main,
Arose from, arose from out the azure main;
This was the charter, the charter of the Land
And Guardian Angels sang this strain:

"Rule Britannia, Britannia rule the waves!
Britons never, ever, ever shall be slaves.
Rule Britannia, Britannia rule the waves!
Britons never, ever, ever shall be slaves."

Still more majestic shalt thou rise,
More dreadful from each foreign stroke;
More dreadful, dreadful from each foreign stroke.
As the loud blast, the blast that tears the skies
Serves but to root the native oak.

The Muses still with Freedom found
Shall to thy happy coast repair;
Shall to thy happy, happy coast repair.
Blest isle with matchless, with matchless beauty crown'd,
And manly hearts to guard the fair.

-----------------------------------------------------------------------------

Land of Hope and Glory - Hino extra-oficial da Inglaterra, não do Reino Unido (vejam a diferença!), que raríssimas vezes é tocado em eventos oficiais, exatamente pelo fato da Inglaterra ser uma parte do Reino Unido, assim como Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Este hino tem a melodia da famosa Marcha número 1 de Pompa e Circustância, composta por Elgar (aliás, para quem estranhou, muitos outros países e organizações escreveram seus hinos aproveitando peças de música clássica, como Alemanha e União Europeia, por exemplo). Essa eu sabia a letra mesmo sem legenda e cantei a plenos pulmões!



Land of Hope and Glory, Mother of the Free,
How shall we extol thee, who are born of thee?
Wider still and wider shall thy bounds be set;
God, who made thee mighty, make thee mightier yet,
God, who made thee mighty, make thee mightier yet.


---------------------------------------------------------------------------------

God Save the Queen - Agora sim, o hino nacional do Reino Unido, que boa parte de vcs deve reconhecer pelo menos a parte final dos pódiuns na Fórmula 1 (pois o começo ninguém ouve pq o Galvão faz questão de dizer "vamos ouvir agora God Save the Queen, Deus Salve a Rainha, o hino da Inglaterra (!!)" e nisso já foram pelo menos 10 segundos de hino...). Simplesmente brilhante.



God save our gracious Queen,
Long live our noble Queen,
God save the Queen.
Send her victorious,
Happy and glorious,
Long to reign over us,
God save the Queen.

Thy choicest gifts in store,
On her be pleased to pour;
Long may she reign:
May she defend our laws,
And ever give us cause
To sing with heart and voice
God save the Queen

------------------------------------------------------------------------

Depois de sábado, a Inglaterra ganhou não só meu respeito, mas também minha admiração.

Deus Salve a Rainha!

3 comentários:

  1. André,

    Música clássica é cultura. Alguns vão para a Inglaterra e ouvem música clássica, outros vão para Santa Rosa de Viterbo e assistem o show do vivo do Zé Henrique e Gabriel no centenário da cidade. Mas tudo bem. Valeu a pena pelas histórias.

    Espero quea viagem esteja ótima...

    Abraços

    CK, que está começando a ficar muito cansado mesmo sendo chefe...heheh

    ResponderExcluir
  2. Aff... Tira iço ae e poe no BBB!
    Vai Passione! Vendo estes vídeos, não sei pq, me lembrei da propaganda eleitoral do Tiririca...

    ResponderExcluir
  3. André, que programa maravilhoso!!!Legal vc ter disponibilizado um pouquinho das músicas pra gente. Não tenho muito conhecimento sobre música clássica, mas gosto de escutar. E depois desse programa, nada mais justo do que o seu respeito aos ingleses. Realmente muito bom!!!

    ResponderExcluir