terça-feira, 7 de setembro de 2010

Oh! We have a potato in our mouths!



Quando li o comentário da Raquel lá no meu segundo post, falei comigo mesmo: tenho que fazer um post sobre os ingleses.

E nada melhor do que o comentário dela para por de título: os ingleses realmente falam como se tivessem uma batata na boca...

Hoje completa-se um mês da minha estadia aqui. Ou seja, ainda tem muita água para rolar. Mas acho que já posso falar alguma coisa sobre o british style de ser e agir.

Primeiro, logo nota-se, eles são bens mais frios que os brasileiros. Acho que nunca vi um inglês se matando de rir. Eles sempre riem meio comedidamente. Não que eles não achem tanta graça quanto nós, mas eles se comportam de maneira diferente.

Segundo, eles são educados. Educados demais. Sempre agradecem cada coisa que se faz por eles, cada prato que o garçom põe na mesa, cada vez que vc passa a nota fiscal assinada ou aceita pegar um saquinho de supermercado... Enfim, faz parte do ritual sempre desejar um Good morning ou um See you! ao ir embora. Mesmo os ingleses mais simples, como o encanador sem dente ou o carpinteiro com lápis na orelha e suspensório, abrem um sorriso sincero quando vc retribui o cumprimento ou pergunta um simples How are you?

Terceiro, alguns são um saco. Quando falo que são educados, digo isso de maneira geral, pq têm uns fulanos que vc quer mandar à merda. Tem um cara no laboratório que é um projetozinho malfeito de hooligan, que se acha o dono do pedaço e fala um fuck off a cada 10 palavras. Esse daí não cumprimenta ninguém, mas tem um senso de humor bem peculiar, e acaba conquistando o pessoal assim. Vamos ver se o dia que ele olhar na minha cara eu não consigo travar uma conversa baseada em pedir para que ele me explique as regras do críquete...

Quarto, ah, tem também aqueles ingleses que se fazem de simpáticos. Conheci alguns deles por aí nesses dias. Quando fui comprar o celular, por exemplo, deixei de comprar em duas lojas simplesmente por causa dos vendedores. Um deles viu que eu estava fuçando no celular e veio me perguntar se eu precisava de alguma coisa, com aquele sorriso na boca. Eu respondi o padrão que adotei em todas as outras lojas: o que vc recomenda pra um cara que não quer saber de integração de mídias sociais e nem de 700 megapixels na câmera, mas que só quer um celular com GPS e navegação via satélite? A maioria abria um sorriso e falava dos modelos. Esse cara percebeu que eu não era inglês e simplesmente respondeu 'Tem esses aí' e voltou para o balcão... Esses ingleses cínicos que se fazem de simpáticos e não estão nem aí para vc, principalmente se vc for um imigrante, são uns fuck off mesmo...

Quinto, tem a língua. Ah, a língua. Bom, vc chega aqui achando que consegue falar inglês e se virar. É, e consegue. Mas não sem sofrer um bocado, como foi para eu pedir uma água (water que para mim era parecido com 'uader' e para eles é 'uáta'). Primeiro, pq nós somos muito mais bombardeados com inglês norte-americano no Brasil do que o inglês britânico. Então tem muitas expressões e jargões que eu não faço ideia do que sejam. Por exemplo, na primeira semana assisti a debates na BBC e fiquei animado, entendi 90% das coisas. Agora passei para o Big Brother e não entendi nem 10%, primeiro pq eles são pessoas comuns que falam rápido e não tem dicção de apresentador e comentarista, e depois pq eles falam como o povo fala, com gírias e tudo. Por isso assisti (e assisto ainda, podem zuar) o BBBritânico, para aprender e me familiarizar com o inglês popular. E o pior, em Bristol ('West Country') o pessoal tem meio um sotaque caipira britânico, comem uns Hs e pulam os dois Ts (como em little = 'li-ou'). Agora já consigo captar a maioria das coisas que se fala por aqui. E a evolução aconteceu no dia-a-dia do lab mesmo. Apesar dos ingleses falarem com o jeitão e velocidade deles (alguns nem se dão ao trabalho de abrir a boca direito), consigo captar o principal que é dito, o suficiente para sobreviver. Porém, hoje mesmo na hora do chá não entendi nada do que eles conversaram por uns 10 minutos. Mas não por causa do inglês. Era por causa da Física...

Bom, acho que já deu bem para vcs terem uma ideia de como é a minha relação com os nativos até o momento. No fundo, são todos pessoas como no Brasil, por isso a leitura da pessoa e o feeling funcionam tão bem aqui quanto aí, independentemente deles entenderem vc perfeitamente ou vc a eles.

Afinal, eles são iguais a nós. Só que com uma batata na boca...

5 comentários:

  1. Pois é André... é engraçado ver como mesmo em outros países algumas pessoas nos irritam profundamente.
    Tenho o mesmo problema aqui!
    E só pra comparar, o BBBritânico também tem o "Power of Veto" ou é só na versão americana.
    Demorei uns bom tempo para entender que era isso que os malditos estavam falando...
    Vc ficou chateado quando a Nadia Almada saiu, ou vc tá torcendo pra Michelle Bass...

    ResponderExcluir
  2. Aqui não tem Power of Veto nunca. Tem semana que 6 pessoas ao mesmo tempo vão 'face eviction from the Big Brother House'. É engraçado que diferentemente do Brasil aqui eles não tem contato nenhum, nem visual nem auditivo, com narrador nenhum, só com a voz robótica que vez por outra fala com eles.

    A propósito, ontem a Michelle saiu numa espetacular 'Double eviction'. Hoje é o penúltimo dia e amanhã acaba, depois de mais de 3 meses. Mas esse elenco novo entrou só há 3 semanas, depois que a menina de Bristol ganhou o outro. Esse elenco é só de vencedores ou celebridades de edições anteriores. E é a última versão da história no Channel Four, por isso é Ultimate Big Brother. A propósito, estou torcendo para qq um menos a Nikki, típica patricinha inglesa que todo mundo adora e tem 5 batatas na boca...

    PS: o que um sanduíche não faz... discutindo Big Brother...

    ResponderExcluir
  3. Nossa estou vendo como você aproveitando sua estadia como VISITANTE ACADÊMICO... Enquanto você vê BBB, Faraday se remexe em Westminster.

    ResponderExcluir
  4. hora do chá! hahahaahah isso ofuscou o post inteiro!

    exceto o críquete, que esqueci de comentar hj, mas vi pessoas jogando num clube!

    e, cá entre nós, vc sempre teve uma batata na boca >> ( * ; * )

    ResponderExcluir
  5. rs Nessa vida a gente tem que ter muita paciência e tentar conviver da melhor maneira possível, mesmo que o outro tenha uma batata na boca.rsrs

    ResponderExcluir