quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Manchester - Parte 2

O museu da Ciência e Indústria é a melhor coisa que vi em Manchester. Mas a cidade tem outras coisas interessantes, dentre elas o motivo real de eu ter me deslocado da minha casinha para esta longínqua cidade no norte do país.

Biblioteca Central de Manchester



Estátua da rainha Vitória, que governou esta birosca por trocentas décadas, a época de ouro da Inglaterra, coincidindo com o período da Revolução Industrial (adivinhe porque ela é uma divindade por lá)



Região dos prédios e negócios



Mas a principal razão da minha ida lá foi pra ir ao Old Trafford, estádio do Manchester United. E poder ver um jogo da Premier League, primeira divisão do campeonato inglês.

Antes, contudo, paradinha para me abastecer com o tradicional Fish 'n' chips, peixe com fritas, prato típico daqui:



Chegando ao estádio, impressiona a organização e limpeza (tanto quanto Derby, mas aqui tinha muito mais gente). Sentei no meu lugarzinho (virei uma daquelas cabecinhas brancas com casacos escuros que a gente vê na torcida quando assiste campeonato europeu na TV) e esperei pelo jogo.

Vinte minutos antes do jogo o estádio estava assim:



E 20 minutos depois estava assim:



Exatamente 75.272 pessoas estavam lá. O maior público que já vi. E era só um jogo de sexta rodada, contra um time pequeno (West Bromwich Albion). E não podia começar melhor para o time da casa: 5 minutos Hernandéz fez 1x0, vinte minutos depois Nani 2x0. Show do "maior do mundo", como o locutor oficial do estádio falava. Rooney, Scholes, Ferdinand, Evrá etc. estavam jogando muito. E no intervalo a torcida cantava o hino a plenos pulmões:



However, já diria o filósofo, futebol é uma caixinha de surpresas. Escanteio e quem é que sobe? Goool do West Brom. Cinco minutos depois Van der Sar falha clamorosamente e gooolll do West Brom! Eu mais feliz que qualquer um ao meu redor, pois odeio o Manchester United. E ainda mais por causa de uma mulher tosca que ficava pronunciando o D no final do United com tanto gosto que me dava vontade de passar a tesoura na língua... O jogo ainda teve um lance emocionante no final quando o juiz tentou ajudar o UniteD dando uma falta dentro da área:



Com o resultado, a mesma torcida que gritava "(...) glory glory Man United and the Reds go marching on on on" teve que ir para casa ouvindo da torcida do West Brom: "(...) and the Reds go marching home home home"...



P.S.: Para os preguiçosos, 419 palavras só... =P

7 comentários:

  1. A história da rainha da birosca (expressão que me fez rir a valer) me lembra um governante barbudo da América do sul...
    Seu modesto prato de Fish 'n'' Chips está sendo cobiçado por um comedor de burritos ultramarino!
    Só falta vc me dizer se aquele garfo azul estiloso é também biodegradável, ou se os ingleses ainda não estão com essa mania exacerbada de "defender" o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Não, o garfo azul era de plástico comum... a embalagem também era um isopor normal, mas ela não está de acordo com a norma. Antigamente só se comia fish 'n' chips embrulhado no jornal. Além de substituir sangue por óleo comendo a iguaria, vc levava de tabela uma porção de sujeirinhas do jornal... desde a década de 90 os sanitaristas vetaram essa versão do fish 'n' chips.

    ResponderExcluir
  3. Queria muito comer o fish and chips... mas essa foto não foi nada apetitosa. Comida só amarela (e olha que estou numa fase amarela, vc viu meu esmalte), imaginei óleos e óleos escorrendo...

    Mas, pergunto: a batata é frita no mesmo óleo do peixe? É batata com gosto de peixe?


    ( ¢ ; ¢ )

    ResponderExcluir
  4. Calma! Não descarte o fish and chips tão rápido. Essa daí é uma versão estilo pub, daqueles que os torcedores comem em 2 minutos antes de ir para o estádio. Eu fui porque queria fazer o roteiro típico de um torcedor do Manchester antes do jogo. Mas existem versões do fish and chips muito mais amigáveis ao olhar e ao escoamento vascular...

    E não, a batata e o peixe são fritos em óleos separados, mesmo no pub trash que eu comi...

    ResponderExcluir
  5. Tô gostando de ver!!! nada como uma bela dieta a base de fritura!!! vc e o Thiago estão numa bela competição por alimentos saudáveis!!!!
    A propósito, vc ñ está encarando o fish and chips no breakfast tb, está?

    ResponderExcluir
  6. Na verdade esse foi meu quarto ou quinto fish and chips aqui. Não como muito justamente por ser óleo com comida (e também porque cozinhar em casa é muito mais fácil e barato). Só aprecio o fish and chips quando passeio, mas mesmo assim tem tanta versão diferente que não dá para falar que já experimentei todas.

    ResponderExcluir
  7. Viu? Não foi tão difícil um post curto! Eu, como alguém que não tem tempo, neste final de semestre, para ler todos os seus posts encaro o paredão de Manchester Parte 1 e digo: "Mel Deus..." De qualquer forma... Peixe e Batatas, parece até cardápido do Bandejão. E Rooney... Pfff!Falam como se o indíviduo fosse um Deus na Terra! Bem, cada um se contenta com o que tem...

    ResponderExcluir