quarta-feira, 24 de novembro de 2010

¡Viva la España!



No colégio, eu era um dos poucos que prestava atenção e, mais ainda, que gostava das aulas de espanhol do professor Arnaldo. Lembro de um ano em que eu tirei 10 em todas as provas de todos os trimestres. E não falo isso para me gabar não, pois eu não estudava a matéria o suficiente para não errar nada, é que eu achava as provas fáceis. Em casa, eu gostava de assistir no canal 27, TVE (Televisión Española), ao programa Saber y Ganar, um típico programa de perguntas e respostas. E daí eu ia sedimentando a língua na minha cachola.

Cientificamente isso me ajudou um bocado quando tive que ir para Córdoba na Argentina durante uma semana em 2008 para meu projeto de doutorado. Turisticamente isso também me ajudou quando passeei em Buenos Aires um ano mais tarde com meus amigos e minha irmã querida e maravilhosa.

Porém, por incrível que pareça, isso também me ajudou aqui em Bristol. Não cientificamente, nem muito menos turisticamente. Mas, sim, amistosamente.

Há dois espanhóis no laboratório, mas quase sempre nos falamos em inglês. No entanto, há um inglês de Bristol lá, Jim, que tem uma namorada espanhola. Há umas semanas atrás estávamos conversando sobre isso e ele comentou que está estudando espanhol sozinho há meses para surpreender a namorada e pedi-la em casamento em espanhol. Só que ele não tem com quem praticar a fala, e isso é essencial pois ele quer pedir a mão da namorada para o pai antes, do modo tradicional, e também para poder se comunicar legal na língua nativa dela e da sua família em situações do cotidiano.

Romantismos à parte, eu me ofereci para ajudá-lo. Convidei-o para almoçar aqui em casa na semana passada, contanto que durante o almoço só falaríamos espanhol. E confesso que foi uma experiência fantástica não só para ele, mas para mim também. Ele está confortavelmente acostumado a ver as pessoas se matando para falar a língua dele, como eu. Essa foi a primeira vez que vi um inglês se esforçando para tentar falar outra língua. E falando errado!!! Confesso que senti uma felicidade interna vendo um inglês "struggling" para falar outra língua, já que a maioria aqui se contenta em falar só o inglês.

Ele estava tão tímido que foi difícil pegar no tranco. Ficava vermelho a cada frase que tentava falar. Toda hora Jim voltava para o inglês quando não sabia falar alguma coisa em espanhol. E ele estava tão preocupado em não cometer erros, em conjugar certo os verbos e coisas assim, que cada frase dele demorava uns 10 minutos. Ele só se soltou quando eu assegurei que eu não estava nem aí para os erros que ele estava comentendo, que o único que estava julgando ele era ele mesmo. Ele tinha que passar a barreira do orgulho próprio e se dispor a falar e a errar. E não recorrer para outra língua quando não sabe falar algo, assim como eu não tenho para onde correr quando não sei falar algo em inglês.

Depois que ele pegou confiança foi muito legal. Ele cometia erros mas não ligava mais para eles. Falta muito vocabulário pra ele e a conjugação é complicadíssima, pois as estruturas das línguas são muito diferentes. Mas o mais importante: ele conseguia se comunicar. Falamos sobre tudo que lhe era familiar, tipo o lab, Bristol, o tempo, críquete etc. Foi divertido. Tanto que depois ele queria continuar falando espanhol quando voltamos para o lab. Vamos fazer de novo qualquer dia desses.

E o melhor: quando eu não sabia falar alguma coisa em espanhol, eu falava em português e ele nem percebia... =P

6 comentários:

  1. Acho que esse cara se sente como eu tentando falar inglês!hauhauha
    Eu achei que o Thiago talvez não se lembrasse de mim, afinal ele foi monitor em uma matéria só...
    RS!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, isso se aplica também à gente que está aqui para falar outra língua todos os dias. Nós somos os nossos piores juízes. Se a gente desencanar quando fala algo errado, o negócio flui com muito mais naturalidade. O grande truque ensinado para mim pelo Teng é pensar em inglês. Isso leva tempo, mas depois vc acostuma e isso facilita muito o dia a dia. Mas, fique tranquila, eu continuo errando coisas...

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse foi um dos posts q eu mais gostei! ownnn q fofinho...

    ResponderExcluir
  4. Hablas español? (Não sei fazer a interrogação inversa...) Nunca tive aulas de espanhol em minha vida: no EF até 7° série na escola pública não tive isso, e quando mudei de escola o espanhol lá só ia até a 7°... Bom, me viro com meu ingrêis e portunhol mermo!

    ResponderExcluir