terça-feira, 2 de novembro de 2010

Visto II



Aproveitando a grande (e inesperada) popularidade do meu primeiro post sobre o visto britânico para alunos de doutorado sanduíche (veja-o aqui - incluindo os comentários), a Daisy se propôs a contar a história dela e poder com isso ajudar quem quer vir para o Reino Unido.

----------------------------------------------------------------------------------

Com intuito de ajudar outras pessoas que vão tirar o visto na categoria "Academic Visitor", escrevo a minha experiência para o blog do André.

Minha batalha começou antes mesmo de tentar o visto. Primeiro, tive que realizar o TOEFL. A nota mínima que a CAPES exige é 80 pontos. Beleza, fiz e consegui mais que 80 pontos. Depois, crente que já tinha contemplado todos os requisitos da CAPES, descobri que eu teria que qualificar. Isso, 2 semanas antes do prazo da inscrição da internet no site da CAPES (16 de junho). Beleza de novo, consegui qualificar. Daí, começou a espera pela resposta da bolsa de doutorado sanduíche que poderia sair até o dia 30 de setembro. Eis que um belo dia de agosto, bem antes do prazo final, vejo no site que meu processo foi aprovado. Felicidades e mais felicidades.

E agora?! Consegui a bolsa. Agora, eu teria que correr atrás dele, sim, do VISTO. Naquele momento, eu não sabia exatamente a qual categoria deveria aplicar. Eu achava que seria o Tier 4 e avisei ao meu orientador que eu deveria ter um número, o CAS, para eu poder entrar com o pedido de VISTO. Meu orientador pediu esse número para o adviser da Escócia. O mesmo disse que a categoria de VISTO que eu deveria aplicar não era o Tier 4, pois eu não iria pagar nenhum "fee" para ficar na Universidade, e sim o famoso "Academic Visitor". Mudei totalmente minha estratégia. Pesquisei no site do ukborder todos os documentos necessários para aplicar nessa categoria. Descobri que eu não iria pagar mais de 500 reais para aplicar para o VISTO de "Academic Visitor" e sim 194 reais. Fiquei feliz! E fiquei mais feliz ainda, quando buscando pela internet, descobri o site do André e toda a história que ele passou para conseguir o tal VISTO. Pensei "Nossa, irei com a documentação correta, então, não terei problemas." Segui e me precavi em relação ao que o André havia relatado sobre a discrepância entre a denominação que as agências de formento CAPES e CNPq têm em relação a categoria de VISTO que nós alunos de doutorado devemos aplicar para o Reino Unido. A CAPES nos denomina de "Visiting Graduate Student".

Já com todos os documentos na mão. Marquei minha passagem para o Rio de Janeiro para o dia 8 de setembro de 2010, já que no outro dia, eu iria ao prédio da WorldBridge na praia do Botafogo entregar toda a documentação e tirar os dados biométricos. Depois de entregue os documentos, veio a tensão! No site do WorldBridge tem o tempo estimado para a tomada de decisão pelo consulado britânico do Rio (5 dias). Esperei 12 dias para chegada do VISTO com resultado. Abro o SEDEX e me deparo com um documento informando que minha entrada no Reino Unido foi negada! O documento "Refusal of Entry Clearence". A razão: Mesmo sendo aceita na University of St. Andrews, eu não havia enviado documentos suficientes indicando que eu trabalho em uma Universidade no Brasil ou que eu trabalho na área do meu conhecimento.

Tristeza. Fui imediatamente no site saber o que eu poderia fazer para reverter essa situação. Não me deram direito do apelo (sei que o resultado do apelo demora meses, então, não adiantava), como também não me deram direito a revisão administrativa. Cheguei a enviar ao Worldbridge um pedido de revisão administrativa, mas recebi um e-mail dizendo que eu não tinha esse direito, mas somente o direito tentar tirar o VISTO de novo.

Diante da recusa e da repulsa imediata aos britânicos, pensei em não tentar novamente, mas com a cabeça fria e conversando posteriormente com meu orientador, resolvi tentar. O que eu iria perder tentando de novo? Bem, mais um gasto com viagem e agora, paga-se 200 reais para aplicar para o VISTO para categoria "Academic Visitor". Um imprevisto. Eu não conseguia agendar minha "entrevista", pois o número de meu formulário estava errado. Simplesmente, aparecia o número "GWF" do formulário anterior. Mandei um e-mail para o Worlbridge relatando meu problema e eles me mandam um e-mail informando como deveria proceder, mesmo assim, não consegui alterar o número. Num outro e-mail, eles me mandaram uma informação errada dizendo que eu poderia agendar mesmo com o número de formulário diferente. Fui checar isso no site da ukborder e descobri que uma das exigências é que o aplicante deve se certificar que o número do formulário é o mesmo quando tu agendas no site da worldbridge. Diante da informação errada, tive que pagar 12 doláres para ligar para o serviço da Worldbridge e tentar agendar pelo telefone e foi isso que ocorreu. Paguei para agendar minha "entrevista".

Entrevista agendada para o dia 15 de outubro de 2010, juntei todos os documentos que descrevi nos comentários do tópico sobre VISTO que o André escreveu e viajei para entregá-los. Mais calma (1 hora antes de viajar, eu ainda estava imprimindo minhas declarações), fui no prédio da Worldbridge e tudo aconteceu como manda o figurino, entrega documentos, tira os dados biométricos, paga pelo SEDEX, vai embora e espera ansiosa pelo resultado.

O resultado veio pelo e-mail. Fiquei tão nervosa que não acreditava que era verdade. My VISA has been issued. Mandei o e-mail para o André para ter certeza mesmo! Depois do "É isso mesmo" do André fiquei mais aliviada. Mas, mesmo assim sem meu passaporte carimbado, certinho, não estava comemorando por completo. Numa quarta-feira, recebi o SEDEX com o passaporte carimbado. Tudo certo, categoria, validade. Me deram também "multiply entry". E finalmente, pude comemorar por ter vencido essa batalha.

Ufa, cansada da batalha, mas disposta a enfrentar mais. Posso dizer que ainda penso no pôrque que eles negaram na primeira vez, sendo que na segunda foi muito mais rápido a análise e a resposta. Não posso dizer qual foi o fator determinante para conseguir o VISTO. Mas, por precaução mesmo, melhor pecar pelo excesso e enviar todos os documentos que tens para provar todos os itens que eles exigem para categoria. Porque, Ô povo para encrencar com os outros!!!! No entanto, mexeram com o povo que não desiste nunca! ;)

Daisy

67 comentários:

  1. Olá, Daisy & André

    Hoje veio meu passaporte com o visto... Eu paguei duas vezes também, mas o primeiro foi o Student (600 +...) e na segunda vez como Academic Visitor não teve erro.

    Temos que escrever para a CAPES, pois eles precisam passar melhores informações. OLha, naquelas regras deles, está escrito:

    "6.6 O visto, no passaporte brasileiro, deve ser na categoria ESTUDANTE e válido para permanência no país pelo período de realização das atividades propostas para o estágio. Esses procedimentos são indispensáveis para implementação da bolsa, mesmo que no passaporte já conste uma outra categoria. Não é possível alterar a condição do visto após ingresso no país de destino. No caso dos Estados Unidos, exige-se que o visto seja J1."

    Eu fui logo no Student porque pensei que eles não liberariam a minha bolsa com outro tipo de visto. Depois de toda a confusão, meu técnico falou: ah pede Academic Visitor...

    Muito obrigada pela ajuda de vocês. Espero tomar um café com vocês pelo Reino Unido logo. Vou escrever um e-mail de qualquer maneira.

    beijos

    Fátima

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fátima! Mais um caso de sucesso para contar. Aos trancos e barrancos, mesmo contra esses editais e regras malucas, a gente vai conseguindo ter o direito de vir pro Reino Unido. O problema são as dores de cabeça e dores no bolso no meio do caminho.

    E sorte sua que vc tinha um técnico para orientar, porque até agora eu estou aqui há quase 3 meses e não tenho ninguém no CNPq responsável por mim.

    E café não, aqui é chá!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz por ti Fátima!
    É André, temos um técnico para nos comunicarmos durante todo o processo, mas ainda há falhas em relação as informações do VISTO. Eles sabem as regras para tirar o visto para o EUA, mas para os outros países tu tens correr atrás.
    Logo logo tomaremos um chá juntos! Quero muito conhecê-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daisy! Obrigada pelas informações! O meu visto de Academic Visitor acabou de ser recusado. Irei fazer doutorado sanduíche na Escócia e o que eles alegaram é que não tenho vínculo acadêmico. Na sua segunda tentativa de visto, você chegou a ter novas cartas? Novos documentos comprovando que era acadêmica?
      Mariana

      Excluir
  4. Olá!

    A Daisy tem razão, parece que todos os técnicos são treinados BRA-EUA...

    Agora estou na busca pelo lar... Daisy, te mando por e-mail alguns sites interessantes que o pessoal da universidade me passou, eles te ajudam a encontrar algum quarto para alugar.

    Quero conhecer vocês sim! A gente ainda marca um chá :D

    Beijos!

    Fátima

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    espero os sites.
    ainda não encontrei um lar! :( a procura de um.


    bjo

    ResponderExcluir
  6. Caros, fui aprovado para o doutorado sanduiche pela CAPES, e a Universidade de Leeds cobrou as chamadas "fees' que pagarei. O custo será em torno de 3.125 reais por dez meses. De acordo com os formulários eles dizem que devo tentar o TIER 4, pois iria como Research Student Visitor. Com essas taxas pagas é melhor que eu realmente tente o General Student Visa? Ou já devo ir pensando no visto como Academic Visitor? O que acham?

    Agradecido desde já
    Fred

    ResponderExcluir
  7. Se vc tiver dinheiro e estiver disposto a pagar essa taxa, então pode ir como estudante. Mas como vc não vai cursar nada nem assistir aulas, vc estará pagando para poder estar na Universidade apenas. Se vc for como Academic Visitor, não precisa pagar taxa.

    Abraços e parabéns pela aprovação!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado André. Essas taxas, de acordo com a universidade, foram instituídas para que a própria universidade acesse a ajude no processo de aquisição do visto, além de ofertar alguns benefício escolares, como acesso a biblioteca, assegurar encontros formais com o supervisor, direito a propor e apresentar seminários, coisas do tipo. Confesso que fiquei assustado quando soube da taxa, até porque o custo do visto e da viagem para o Rio já vão ser bem altos. Enfim, um grande abraço e felicidades.

    ResponderExcluir
  9. Caro André, tive problemas com a matrícula na Universidade de Leeds. Eles estão exigindo 94 no score do toefl para que emitir o CAS (documento em conjunto com a imigração) e eu fiz apenas 84 pontos. Agora está um pouco tarde para tentar outra vez, e acho difícil conseguir fazer 94 tbm. Estou prestes a perder a bolsa da CAPES, visto que já reagendei uma vez o sanduíche. Fiquei pensando em diminuir o tempo da viagem para 6 meses no lugar dos 10 (não sei se a capes faz isso) e tentar o student visitor, que parece mais simples que o General Student Visa. Nesse caso acredito que o CAS não seja obrigatória e que a própria universidade emita o parecer formal. Algum conselho?
    Atenciosamente Fred

    ResponderExcluir
  10. Oi Fred. Peça Academic Visitor. Mesmo que vc já tenha pagado (desnecessariamente para esse tipo de visto) a Tuition fee, com esse tipo de visto vc conseguirá fazer seu sanduíche por até 12 meses, não tendo que mudar seus planos. Não há exigência de pontuação maior que 80 no toefl. Explique a situação para eles e que, nesse caso, vc será um Visiting Researcher ou Visiting fellow em Leeds. O nome pouco importa, importa que vc conseguirá ir para lá. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela força André, por enquanto tô meio perdido aqui. Estou esperando algumas respostas de Leeds. E ainda não paguei as tuition fees. vou falar com a CAPES tbm pra ver qual a possibilidade deles me enquadrarem como Academic Visitor. A questão é que eu não trabalho, sou só um doutorando. Enfim... Vamos em frente.
    Grande abraço
    Fred

    ResponderExcluir
  12. Fred, a maioria das pessoas que comentou aqui e no primeiro post sobre visto (veja se vc não viu!) são apenas doutorandos, como vc. Isso não te impede de pedir Academic Visitor tendo em vista a natureza do trabalho que vc vai fazer no exterior. E a CAPES não te enquadra em lugar nenhum (exceto EUA, onde há recomendação de visto), é vc por conta própria que tem que arrumar o visto na categoria que vc achar que deve para o país que vc vai. E a Universidade de Leeds não precisa te enquadrar em categoria nenhuma também, é só um convite para trabalhar lá que vc tem que ter. A categoria de visto é vc quem escolhe. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Oi André,
    Sou doutorando em Zootecnia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e há algum tempo venho planejando fazer o doutorado sanduíche aí na Inglaterra (University of Bedfordshire - Luton). Meu pedido de bolsa já foi aprovado pela CAPES (tenho até o 15° dia de agosto pra viajar) e esta semana também já recebi a nota da prova de proficiência. Agora é hora de correr atrás do visto!
    Graças a Deus fazendo uma busca pelo Google eu encontrei seu blog. Sem ele, certamente eu iria aplicar para o visto para estudante.
    Gostaria de saber se você poderia enviar uma cópia da sua carta onde explica o porquê de aplicar pelo Academic Visitor. Meu e-mail é godoyzoo@yahoo.com.br
    Algumas dúvidas, que gostaria da sua ajuda para esclarecer:
    - Pelo que entendi a solicitação do visto deve ser feita online pelo site http://www.visa4uk.fco.gov.uk/ ?
    - A taxa pelo visto também deve ser paga online!? Apesar de vocês terem dito aqui no blog por diversas vezes que o valor do visto para Academic Visitor é em torno de 200 reais, eu não consigo encontrar essa informação no site da Worldbridge.
    - Além da solicitação online também devo baixar uma application form VAF1E ACADEMIC VISITOR e levá-la preenchida ao Centro de solicitações de visto na data agendada. Correto?
    - Além dos documentos muito bem listados pela Daisy, é necessário algum documento da minha orientadora estrangeira relatando onde vou residir no UK (Ex. alojamento da universidade)? Ou isso é importante apenas para o momento da entrada no UK?
    Desde já agradeço a sua atenção e lhe parabenizo novamente pela brilhante idéia de criar este blog, que tem ajudado muitos doutorandos brasileiros como eu.

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro! Vou te mandar minha carta por e-mail. Respondendo às suas perguntas:

    - Sim, a solicitação é online;

    - Sim, a taxa pode ser paga online se vc quiser. O valor certinho vai aparecer na hora que vc fizer o pedido, mas é por volta de 200 mesmo (pode ter aumentado);

    -Sim, tem que preencher esse formulário gigantesco;

    -Na hora do pedido neste formulário vc pode por qualquer endereço (inclusive hotel), mas na hora de entrar vc tem que ter um local para ficar ou, se não tiver ainda, mostrar que tem dinheiro para poder ficar num hotel ou hostel por pelo menos 2 semanas enquanto procura casa. Mas saiba que a melhor alternativa é ter casa antes de entrar aqui. Sua orientadora não precisa te mandar carta nenhuma a esse respeito. Uma reserva de hotel ou, melhor, de uma casa é suficiente.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado pela atenção André!
    Aguardo seu e-mail com a carta!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Fico grato pelas dicas também André. Agora que fui ver o seu último post sobre as minhas dúvidas. Vou resolvendo as coisas por aqui. Um grande abraço.
    Fred

    ResponderExcluir
  17. Oi André!
    Desculpe lhe incomodar novamente, mas você poderia me enviar a sua carta onde explica o porquê de aplicar pelo Academic Visitor. O e-mail é godoyzoo@yahoo.com.br

    Obrigado
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá André, também gostaria de receber sua carta (ricardo.padua@usp.br)por gentileza, parece ser muito promissora. Recebi a Bolsa CAPES para um ano na Queen Mary University of London em Londres, e como muitos aqui, estava perdido quanto ao visto que deveria solicitar. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá, já tinha mandado a carta no dia 3 Leandro, talvez tenha ficado presa na caixa de Spam. Mandei de novo, todavia. Aproveitei e mandei para vc tb Ricardo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Oi André,
    Já estou escrevendo uma carta baseada no seu modelo e providenciando os demais documentos. Depois de uns 10 dias tentando finalizar a aplicação online (por dezenas de vezes), pois não conseguia efetuar o pagamento de jeito nenhum, usando vários cartões VISA diferentes, refazendo a aplicação, e nada...até que uma amiga minha tinha um MasterCard pedido na carteira dela, tentamos e deu certo. Ufaaa! Realmente não sei o que estava acontecendo, se era algum problema com cartão VISA. Mas enfim, essa fase esta completada.
    Já agendei o appointment no VAC em SP para terça-feira (dia 21 de junho). Gostaria de tirar mais umas dúvidas com vc, agora sobre comprovantes de renda:

    Minha avó está providenciando o extrato da conta poupança dela juntamente com uma carta assinada dizendo que pode me auxiliar, caso seja necessário. Pelo que percebi nos comentários anteriores, além disso, eu preciso de um extrato da minha própria conta! É isso mesmo? Esse extrato pode ser aquele simples que retiramos no caixa eletrônico mesmo? O extrato que vc utilizou se referia a um mês ou cobria um período de tempo maior (Ex. 6 meses)?
    O que estou pensando em fazer tbem, conforme a Daisy já disse é solicitar uma declaração da Pro-Reitoria de Pós-Graduação confirmando a minha atual situação de bolsista no Brasil, e, além disso, como ainda sou bolsista do CNPq eu consigo online a declaração de rendimentos.

    Aguardo seus comentários.

    Obrigado pela atenção de sempre!

    Abraço

    Leandro

    ResponderExcluir
  21. Lenadro, o extrato da sua conta pode ser o simples mesmo, aquele que você imprime da internet ou no caixa, da data mais recente que você puder. Com o extrato e a declaração da sua avó você estará tranquilo, tenha certeza. Com relação aos outros documentos, coloque tudo o que puder. Prevenir é melhor do que remediar, já diria a sua avó.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Oi André! Obrigado pela atenção de sempre!

    Gostaria de saber se você poderia comentar um pouco para nós sobre um assunto, que acredito, deve preocupar a maioria das bolsistas de doutorado sanduiche com destino ao Reino Unido, o CUSTO DE VIDA!
    Como comentei, dando tudo certo com o visto (assim espero), irei para Luton (32 milhas ao norte de Londres). Consigo alojamento na universidade, o qual vai custar em torno de 450 - 470 libras por mês (já inclusos água, luz, gás e internet), ou seja, da bolsa mensal de 990 libras restariam em torno de 500 libras para alimentação e etc... Na sua opinião, o que isso (500 libras) representa para os padrões atuais da vida britânica? Conseguimos sobreviver com a bolsa da CAPES?
    Gostaria que compartilhasse este ponto de vista conosco!
    Desde já agradeço a sua atenção!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Beleza Leandro, abordarei esse tema num dos meus próximos posts. Fique de olho.

    ResponderExcluir
  24. Olá André obrigado pela carta. Será muito útil pelo visto hehe. Tenho uma pergunta: eu preciso ter passado no exame de proficiência (IELTS no meu caso) para conseguir o visto?
    Vlw.. abraços...

    ResponderExcluir
  25. Não, vc não precisa de exame de proficiência. Qualquer cidadão brasileiro, fluente em inglês ou não, tem o direito de ir para o Reino Unido. Você precisa do IELTS só para ter a bolsa.

    ResponderExcluir
  26. Caro André, recebi a carta oficial de Leeds, me auxiliando para o Student Visitor Visa. Enfim, sei que deveria ter tentado o Academic Visitor, mas acabou que as coisas se desenrolaram desta forma. (Valeu pela dica de todo jeito). Só estou com uma dúvida: pelo que entendo no site da imigração, estudantes para até seis meses só precisam tirar o visto na hora que chegam no aeroporto aí na Inglaterra. Agora estou um pouco inseguro com isso. Estou tentando confirmar com despachantes, aqui no Brasil, mas não consigo essa simples confirmação (que me deixaria um pouco mais confortável). Alguma palavra a respeito? Grande abraço. Fred

    ResponderExcluir
  27. Oi Fred, o site deles diz isso, então deve estar correto. Além disso, aqui tem um programa de TV chamado UK Border Agency, onde eles mostram casos reais de imigração. Sempre que eu vi, os estudantes estavam levando uma documentação gigante (mais prova de $$) para poder tirar o visto lá no aeroporto mesmo. Como vc não tem a pré-aprovação, terá que trazer toda a papelada e se preparar para uma batelada de perguntas. Mas, até onde sei, tira o visto aqui mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Ok André, vou continuar me informando por aqui. Uma hora venho aqui e publico o resultado. Mas confesso não gostar da ideia de ter que fazer um longa entrevista na imigração, no aeroporto. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  29. Fred, esse é o preço a pagar por não ter que pagar por um visto antes... mas tudo é questão de sorte, depende da boa vontade do agente que te entrevistar na hora que você chegar. Você pode ter sorte e ter tudo resolvido em 2 minutos. Mas a chance de uma entrevista longa é maior no seu caso. Mas isso não quer dizer que você não vai entrar, pelo contrário, mas terá que lutar um pouquinho mas que os 'pré-aprovados' para isso...

    ResponderExcluir
  30. Pois é André,eu gostaria muito de tentar esse pré-visto daqui, mas só estou por enquanto com a carta digitalizada. Ainda vou esperar a carta original chegar pelo correio. Acho que vai demorar um pouco, e o estágio já começa dia 01 de agosto. Entende a minha situação? O reagendamento com a CAPES atrasou, a resposta de Leeds a esse reagendamente atrasou mais ainda. Então, daqui que essa carta chegue e eu marque a entrevista no Rio, para esperar o resultado do pré-visto. Só torcendo para as coisas correrem bem mais rápido que o normal. De todo jeito, vamos torcendo, ok? Abs Fred

    ResponderExcluir
  31. Oi André, e pessoal na batalha por um visto para o Reino Unido. Neste momento estou escrevendo do aeroporto de Congonhas (esperando o vôo de volta para Porto Alegre). Hoje à tarde fui até o VAC em São Paulo para entrega dos documentos e coleta dos dados biométricos.
    Antes de contar o acontecido, gostaria de perguntar para você André e demais leitores, exatamente quanto tempo levou o processamento para emissão do seu visto?
    Cheguei ao local com uns 40 minutos de antecedência. Pra começar, vc se identifica na portaria com documento com foto e então deve aguardar a chamada para liberarem sua subida. Na entrada da WorldBridge passei por uma revista básica, abri mochila para inspeção e tive que desligar o celular. Eu e outra moça entramos ao mesmo tempo, são 2 guichês de atendimento.
    Logo que entreguei a documentação a rapaz me diz: “o tempo de processamento do visto pode variar de 8 a 120 dias”! (Nesse momento já ouvi a moça começar a chorar no guichê ao lado). E então ele me disse que se eu pagasse uma taxa de R$ 300,00 para “prioridade”, o processo seria avaliado em 2 dias. Nesse momento fiquei paralisado na cadeira, ouvindo a moça chorando desesperada ao lado! (o caso dela envolvia casamento, etc..) Apesar do stress e tensão, a grana limitada me fez pensar com calma. Lembrei que pelos comentários aqui no blog o pessoal sempre obtinha uma resposta relativamente rápida, e pelo próprio site da WorldBridge eu já havia verificado que o tempo médio de processamento no RJ não passava de 10-15 dias.
    Nesse instante pensei, esse é um momento perfeito para eles tentarem arrancar 300 reais super fácil, pois você está tenso, com mil planos para o exterior, está trancado em uma sala com o celular desligado, sem poder conversar e pedir opinião para alguém, perfeito para eles não!? Achei uma baita sacanagem isso!
    Enfim, decidi não pagar pela prioridade e esperar o trâmite normal. De acordo com a CAPES, tenho até 15 de agosto para deixar o país.
    Espero que o processamento não seja realmente demorado!
    André, por gentileza, gostaria que comentasse sobre isso conosco!
    Grande abraço!

    Leandro

    ResponderExcluir
  32. Caramba Leandro, que história! Isso deve ser coisa nova, comigo não aconteceu não. Absurda essa história de prioridade. Tirei o visto na mesma época que vc no ano passado e no mesmo lugar em SP, portanto não tem essa de que é temporada de viagens nem que o lugar é diferente. Enfim, fez muito bem em não pagar. O meu resultado (negado) saiu em 4 dias úteis, enquanto a minha revisão (aprovada) saiu em 1. Nunca ouvi ninguém dizer que tenha demorado mais que 10 dias (quanto mais 120 uhahuahua).

    ResponderExcluir
  33. Olá André e pessoal,

    Com imensa alegria informo a vocês que hoje no final da tarde recebi o e-mail do Consulado Britânico dizendo: “Your Visa Application at Rio de Janeiro has been issued”.
    Confirmando as minhas expectativas de tempo de processamento, mesmo com o feriado de Corpus Christi na quinta, foram 4 dias úteis!
    Agradeço a você André! Com certeza essa aprovação do visto se deve em grande parte as várias dicas, sugestões e informações contidas aqui no seu blog. Obrigado por tudo!
    Thanks God!
    Leandro

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Leandro. Isso só vem a confirmar a picaretagem que eles queriam fazer com vcs de vender a urgência na análise do processo por 300 reais. Fez muito bem em não pagar.

    Boa sorte nas etapas seguintes até a partida!

    ResponderExcluir
  35. Olá a todos, boa tarde.

    André e Daisy, vocês não imaginam como estou me sentindo melhor agora, ao ler os relatos de vocês. Estou indo para o mesmo barco que vocês, e estava nesse momento com muitas dúvidas a respeito do visto. Mas agora estou bem certo em pedir o Academic Visitor.

    Um breve esclarecimento: faço doutorado em Contabilidade na USP e estou pleiteando um sanduíche na Inglaterra, na Roehampton University, Londres.

    No momento, estou aguardando a resultado da bolsa (caiu no colo da Capes no dia 30/6 e do CNPq em meados de junho), e pretendo viajar no início de Novembro.

    Minha dúvida é a seguinte: como vocês comprovaram que "trabalham" atualmente na universidade de vocês, de modo a comprovar a condição de Academic aqui no Brasil?

    Eu estou em dedicação exclusiva ao doutorado e faço parte de um grupo de pesquisas (registrado no CNPq, inclusive) coordenado pelo meu orientador. Pensei em pegar cartas dele, talvez do chefe do departamento ou do coordenador da pós declarando isso, que passo o dia inteiro lá trabalhando em projetos de pesquisa etc. O que acham? Foi assim que conseguiram comprovar isso?

    Muito obrigado. Seus posts têm sido excelentes.
    Sds.

    ResponderExcluir
  36. Oi Marcelo, obrigado pelo comentário. Você está certinho, são cartas do seu orientador aí e do seu departamento que comprovam sua condição de pleitear Academic Visitor, pois está vinculado a uma Universidade no Brasil e vai ao exterior para fazer pesquisa. A natureza do seu trabalho no exterior (pesquisa e nada mais) tem que ficar clara.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  37. Oi Marcelo,

    Como o André disse, cartas do seu orientador e da coordenação da sua pós-graduação devem resolver. Eu solicitei p/ coordenação da minha pós e eles redigiram um doc. declarando que sou aluno de doutorado regularmente matriculado, que fui contemplado com uma bolsa PDEE CAPES e que estavam cientes do meu afastamento da universidade por 1 ano para realizar parte das minhas pesquisas no UK como um Academic Visitor.

    Vocês viram no site da CAPES? Agora o PDEE passa a se chamar PDSE, não exigirão mais o exame de proficiência e o programa passa a ser de fluxo contínuo, ou seja, os doutorandos podem se candidatar a qualquer momento ao longo do ano!
    Boa sorte em tudo Marcelo!
    Precisando de

    ResponderExcluir
  38. (continuação)... qualquer informação é só dizer!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  39. André e Leandro, obrigado.

    Vou providenciar esta carta sim. Já falei com meu orientador e em breve falarei com o coordenador da Pós.

    Vi sim o novo PDSE.. o duro é a sensação que fui o último a mandar no processo antigo, com o todo o stress que ele demandava. Fiz minha inscrição no último dia (16/6), pois o coordenador quis passar minha solicitação pela Comissão Coordenadora.. Mas tudo bem, o que importa é tudo dar certo ao final.

    Abs. Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  40. Olá, André!
    Sou estudante de Doutorado em Linguistica na Unesp. Estou pleiteando uma bolsa CAPES para ficar 9 meses em Newcastle. O resultado tem que sair até o fim de julho agora, para que eu possa ir em setembro. Gostaria de saber se vc pode me enviar a sua carta em que explica o porquê de aplicar pelo Academic Visitor (email: ma_crisca@yahoo.com.br ). Também gostaria de saber se suas cartas comprovatórias (como a carta do orientador, a carta do parente dizendo que pode arcar com as despesas, etc) são, no geral, em português ou em inglês.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Oi Márcia,

    Mandei a carta para você. As cartas do orientador brasileiro e as eventuais cartas dos parentes podem ser em português sim. Seus parentes não têm obrigação de saber falar inglês hehehehe

    A carta do seu orientador estrangeiro tem que ser na língua do país dele, no nosso caso, o inglês.

    Boa sorte!

    André Frank

    ResponderExcluir
  42. Olá André!

    Sou aluna de doutorado em Ciências Fisiológicas da UFES, vou para Bristol agora em março fazer o sanduíche. Estou reunindo os documentos para retirar o visto, seguindo todas as suas dicas. Gostaria, se possível, que você me enviasse a carta do orientador que explica o porquê da escolha "Academic Visitor". Muito obrigada, desde já... e PARABÉNSSSSS pelo blog!!!!Luciana (lucianapassamani@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  43. Olá
    Parabéns pelo blog, muito útil mesmo...consegui uma bolsa CNPq e estou indo para Cardiff em maio fazer meu doutorado sanduíche por um ano, e de ínicio minha orientadora de lá aconselhou a pedir o visto de spondored research (acho q é similar ao academic visitor), mas agora dizem que é melhor o Tier 4 de estudante mesmo, a pergunta é, se eu pedir o academic visitor precisa do teste de proficiencia de inglês, pq se eu pedir o de estudante tenho que fazer o IELTS e ter 6,5 de score, ainda não fiz e vai ser bem puxadinho.
    abraço
    Vannia

    ResponderExcluir
  44. Vania,

    eu particularmente nao tenho dúvida que precisa pegar o academic visitor (estou em Londres, bolsa Capes, desde novembro). Para o Tier 4, vc precisará de um número da inscricao da universidade de Cardiff, coisa que acredito que vc nao tenha, certo (vc nao está matriculada em nenhum curso lá). Ainda, o Tier 4 é mais caro e exige a proficiencia em ingles. Para terminar, meu academic visitor saiu de um dia para o outro.
    Sds e boa sorte.

    ResponderExcluir
  45. Obrigada Marcelo...pois é, a orientadora de lá disse que ia providenciar o CAS mas perguntei se eu iria ter que pagar as taxas e ela ainda não respondeu, mas disse que achava que isso seria difícil, então acho que vou mesmo tentar o Academic Visitor mesmo...então se alguém puder me mandar algum modelo de carta do orientador que explica o porquê da escolha "Academic Visitor" eu agradeceria muito. (vanniasantos@yahoo.com.br)
    obrigada

    Vannia

    ResponderExcluir
  46. Vania,
    nao é necessario justificar a escolha do tipo de visto (academic visitor), mas o seu encaixe nos requisitos exigidos para essa modalidade. No caso, o item que precisa ser demonstrado (mais do que justificado) é que vc ja atua como "academica" no Brasil, previamente ao "visitor researching period" (nao fala "sandwich" que ninguem vai entender aqui). Nao precisa ser professora, mas precisa demonstrar que já mantem rotina de pesquisa academica. No meu caso, peguei carta do coordenador da pós dizendo que eu mantinha dedicacao exclusiva `a pesquisa e ao doutorado, que participava do laboratorio tal, que atuava sob orientacao do professor tal, etc. Peguei carta parecida do coordenador do laboratório onde eu estaava atuando, e pegaria outra do meu orientador, se nao fosse o mesmo anterior. Enfim, demonstre sua rotina como academica no Brasil, isso é requisito ao academic visitor.
    Complementarmente, a carta do co-orientador de Cardiff, mencionando que vc é o máximo, que vai desenvolver pesquisa e trabalhar na sua tese também ajudam nessa apresentacao.
    Sds.

    ResponderExcluir
  47. Marcelo
    Como vc é registrado na sua universidade aí? ou não é registrado? ainda não resolvi minha questão, pq agora minha orientadora diz q acha melhor eu pedir o Tier 5 sponsored research, mas aí volto naquela questão que queria fugir que é o score do ielts e se eu tiver que me registrar na universidade tenho q ter o tal score...os "Academic Visitor" são oficializados na universidade como, quando chegam aí?
    abraço
    Vannia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania.

      Puxa, difícil entender o porquê sua orientadora quer complicar. Foi muito tranquilo conseguir o academic visitor. Quero dizer, juntei um monte de documentos, mas todos fáceis de providenciar.
      Veja no caso do Tier 5 quais são os requisitos. Se tiver que provar proficiência, se inscreva logo no IELTS. Tem várias provas por ano, mas não toda hora.. eu esperei um mês e pouco para fazer. Depois, mais uma semana para o resultado.
      Quanto à minha condição aqui: estou como "Associate Research Student". É o mesmo que "aluno especial" no Brasil, significando que estou aqui fazendo pesquisa, tenho status de aluno de PhD, apesar de não ser matriculado oficialmente no programa. Isso me dá acesso a uma sala de estudos, login no computador, acesso à biblioteca e empréstimo de livros, acesso aos periódicos eletrônicos e e-mail. Eu teria que pagar por essa condição aqui, mas meu co-orientador aqui conseguiu uma exceção para que eu não pagasse.
      Acho que esse registro na faculdade depende de cada uma e não depende do visto que vc entrou no país. Aqui eles têm uma regra, e quebraram no meu caso em relação aos fees. Mas eu nao precisaria mostrar qualquer proficiência em inglês. Não sei como é no seu caso em Cardiff, vc teria q consultar sua co-orientadora lá ou alguém do graduate studies office.
      Ok? Continuo à disposição.
      Sds. Marcelo.

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Olá andré,
    Gostaria de poder tirar umas dúvidas sobre o visto britânico. Meu nome é Jéssica Emi , estudo na universidade Federal de Alfenas no curso de biotecnologia, e ganhei uma bolsa de graduação Sanduíche do CNPq, com intenção de permanecer 9 meses na Cranfield University. No meu caso eu também ñ farei nenhum tipo de matéria na universidade, só irei fazer trabalho de laboratório. Então pensei que seria o mesmo caso de vcs que fazem doutorado, ou seja, ñ possuem uma matricula efetiva.
    Será q pensei certo? cmo deve ser uma carta da universidade da inglaterra se pedindo um visto de academic visitor? todos os documentos tem q ter tradução juramentada?
    Por Favor... me ajude .. to um pouco desesperada.. meu plano de atividades começa em março ... o tempo ta curto.
    bjus, Jéssica Emi.

    ResponderExcluir
  50. se vc tiver o modelo de carta me envie,
    meu e-mail é takaradaj@yahoo.com.br
    obrigada.

    ResponderExcluir
  51. olá andré parabéns pelo blog tirei muitas duvidas ja!!

    tenho uma duvida e um pedido, vi no site que é preciso algum atestado do nivel do ingles! contudo agora para a bolsa sanduiche nao é mais necessario isso somente uma carta do professor de la aceitando o seu nivel de ingles... será q essa carta também funciona com o visto ???? todos tiveram q mandar o exame de proficiencia???
    e o favor, seria se possivel enviar para mim a carta explicando pq me aplico no academic visitor, e a carta do orientador de fora também pq o meu de la é meio preguiçoso ahuahuhu falou pra enviar q carta pronta q ele assina e me manda de novo!!! uahuahahu vai entender!!
    meu contato é cyber_qlcn@yahoo.com.br

    abraços e mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
  52. Oi pessoal, para aplicar o visto vcs precisaram já ter um endereço em UK? vou aplicar o Tier 5 e tenho que ter um endereço, será que serve reserva em hotel?

    ResponderExcluir
  53. dúvidas sobre tuition fees: é possível conseguir o CAS antes de pagar a taxa? eu espero que seja assim, para poder andar com o visto, porque tenho a leve impressão que essa história de pagamento de taxa vai ser uma novela! tenho lido coisas pela internet, gente dizendo que a Capes e CNPq não pagam essas taxas, apesar de estar dizendo que sim no portal do CsF (Ciência sem Fronteiras), mas com uma ressalva: O Programa Ciência sem Fronteiras irá cobrir o pagamento das taxas escolares ("tuition" e "fees"), as quais deverão ser negociadas pela instituição brasileira ao menor patamar possível e dentro de valores aceitáveis.

    a pessoa que está me orientando na universidade de destino me disse que tenho que aplicar para o visto Tier 4, e a Capes também diz que seu visto deve ser de estudante.

    ResponderExcluir
  54. Oi André! Minha bolsa de doc sanduíche foi aprovada e também estou muito perdida para tirar o visto! Gostaria de te pedir um imenso favor: Teria como vc me mandar a carta do orientador que explica o porquê da escolha "Academic Visitor"? Te agradeço desde já e parabéns pelo blog! Realmente foi onde achei as informações mais completas! Meu e-mail é: thatessutti@gmail.com.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  55. Olá, e o visto para pós-doutorando?

    Estou sabendo que estão negando academic visitor para aluno de doutorado, e para pós- doutor? Qual seria o visto a ser aplicado?

    ResponderExcluir
  56. Olá em qual site e como você conseguiu preencher o formulario academic visitor ?
    me passa passo a passo por favor !

    ResponderExcluir
  57. Estou com uma bolsa para doutorado sanduiche na Inglaterra em 2013. Sou professor universitário e consegui uma licença sem vencimento da minha universidade para passar um ano na Inglaterra. Voces acham que ainda é indicado solicitar o visto como Academic Visitor? Minha bolsa é pelo PSDE.

    Outra coisa, é rápido o tempo entre preencher o formulário, agendar no Rio a entrevista e receber o visto em casa?

    Abraços
    Renato Borba
    renato255@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. André e todos aqueles que contribuem para o Blog, estou começando a pesquisar agora sobre o processo de sanduíche na Inglaterra, mais precisamente UCL. Depois de ler os milhares de tópicos no site deles e me deparar com as tuition fees, comecei a pensar duas vezes...exatamente quando resolvi dar um google sobre dicas de brasileiros para financiar essas taxas e achei seu blog! Estou agora super animada de ir até o fim ainda que como relataram existam tantos contratempos. Super agradecida. Espero ter informações para contribuir com vocês no futuro. Grande abraço. Camila (doutoranda em planejamento urbano na UFRJ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Você já deu inicio ao processo do doutorado sanduíche? Pergunto, pois estou finalizando a burocracia e preciso dar entrada no visto. Vou tentar o Academic Visitor, pois não tenho o CAS number para o Tier 4 nem o Certificate of Sponsorship para o Tier 5. Se possível entre com contato: adbaal@yahoo.com.br

      Excluir
  59. Olá André,

    Sei que faz muito tempo que você escreveu este post sobre o seu visto, mas acabei de receber uma bolsa de doutorado sanduíche e iniciei os passos para o visto. Achei demais o seu relato, muito engraçado e principalmente muito esclarecedor.
    Agora eu queria pedir a você, se puder, que enviasse as suas cartas de justificativa para o pedido de visto na categoria Academic.
    Meu email é cayumandai@gmail.com.
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  60. Daisy, li a listagem de documentos que você enviou para fazer o visto. Por acaso, você fez tradução juramentada de algum destes documentos?

    Obrigada!

    Um abraço, Iana.

    ResponderExcluir
  61. Olá,

    estou terminando meu doutorado, e fiz 9 meses de doutorado sanduiche nesse período. A questão é, como é feita a fiscalização depois do meu doutorado finalizad0? eles mandam email? querem saber o que está fazendo? onde esta trabalhando e etc..

    Minha duvida é porque até o momento não estou ligada a nenhuma universidade e sou profissional autonoma, então não teria como "comprovar" que estou aplicando/ devolvendo meu conhecimento ao Brasil..

    Já procurei informação a respeito mas ninguem conseguiu me esclarecer..

    Obrigada pela atenção

    abc

    ResponderExcluir
  62. Respostas
    1. Desculpe meu comentario nao ficou completo. Eu gostaria de conversar com vc Daisy. estou indo para o Doutorado Sanduiche em St andrews. me mande um email. abrçs

      Excluir
  63. Olá André. Apesar de fazer algum tempo desta publicação, espero que leia meu recado. Meu nome é Tauana Jeffman e sou bolsista de doc-san pela Capes. Contudo, mesmo solicitando o visto para Academic Visitor, tive meu visto negado. Eles alegaram que eu não tenho vínculo empregatício com a universidade. Uma dúvida: vc foi com vinculo empregatício? Pra onde enviou o pedido de recurso? Tem algum lugar no site do consulado que tenha alguma diretriz sobre isso? Obrigada por tudo. Abraços.

    ResponderExcluir