domingo, 24 de outubro de 2010

Mea Culpa



Quem conversou comigo nessas últimas semanas talvez tenha ouvido eu falar mal dos japoneses que moram nos outros quartos aqui na minha casa. Essa é a chamada fase de aversão cultural a tudo o que é estrangeiro, típica de quem vem morar em outro país. Mas no meu caso tudo foi concentrado nos japoneses, não nos ingleses. Reclamei que todos os meus vizinhos de andar são de lá, parecia até que eu moro em Tóquio. Falei que eles só se falavam entre eles e não se socializavam. Vi que eles se vestem das maneiras mais bizarras, gritam altíssimo e são fissurados em gadgets tecnológicos. Reclamei da sujeirada que eles faziam no corredor, deixando o lixo para fora e sujando o hall de entrada. Vi pessoalmente duas meninas carregando seus lixinhos (com aquele ar de nojinho) para a sala onde há um cesto e simplemente jogando o lixo no chão, não se dando ao imenso trabalho de colocá-lo na lixeira.

Enfim, difamei os japoneses para quem quisesse ouvir.

Daí alguns alguns eventos aconteceram nesta semana:

a) Na quarta-feira tivemos uma reunião com os moradores dos 45 quartos aqui da moradia estudantil. Metade era oriental. E a metade fica juntinha, num grupinho à parte. De praxe, os procedimentos contra incêndio e as regras gerais da casa foram dados, mas alguns deles nem se deram ao trabalho de parar de falar aquele código que eles falam entre eles para ouvir as instruções.

b) Na sexta-feira vi novamente uns saquinhos plásticos cheios de lixo do lado de fora do quarto da japonesinha maluca que não fala, só grita. E já não foi a primeira, segunda ou terceira vez que vi isso. E isso é proibido, dito inclusive na reunião de quarta-feira. Além de ser uma porquice, tem um lugar dentro do quarto onde as pessoas podem deixar o lixo. Pensei duas vezes em furar o saquinho e espalhar o lixo na porta... mas me contive e segui para o meu quarto.

c) Naquela mesma noite, às 2 da madrugada, tocou o alarme de incêndio. Pra quem nunca ouviu, é um barulho do cacete, que multiplicado pelo número de apartamentos que há na casa torna-se um som ensurdecedor. E como o Thiago bem sabe por experiência própria, vc tem que sair imediatamente do prédio. Bom, além de estar sonolento ao cubo, eu estava só de pijama no calorzinho do meu quarto. Peguei um casaco e saí pela saída de incêndio. Em 30 segundos saí do calor do meu quarto para um frio de 4 graus do lado de fora. E de bermuda e sem meia. E chovendo, claro... Lá fora estavam todos do mesmo modo, umas meninas de camisola e uns rapazes de camiseta (pelo menos de casaco eu estava!). Nessa hora dei graças a Deus de não ter espalhado o lixo no chão, pois atrapalharia toda a fuga do incêndio... ficamos 10-15 minutos do lado de fora até o alarme parar. Ninguém sabia o que tinha acionado o alarme.

d) Hoje descobri que o que acionou o alarme foi a fumaça que veio do quarto de um dos japoneses que esqueceu a panela no fogo e foi tomar banho...

e) E descobri também que não há sequer NENHUM japonês morando aqui. São todos chineses.


Assim, faço aqui um mea culpa com a nação japonesa. Meu estereótipo de japonês se encaixava direitinho com o que eu tinha visto aqui, de seres introspectivos com roupas, cabelo e aparência bizarras, e que são viciados em celulares, ipads, ipods etc. Se fosse só isso tudo bem, mas daí juntei com a porquice que eu vi e pronto, começou meu ódio por eles. E ainda por cima os chineses que eu tinha conhecido aqui até então eram pessoas bem simples (fazia sentido para mim, pois era compatível com a vida deles lá na China) e bem simpáticas, inclusive um casal me convidando para jantar na casa deles um dia. Enfim, tudo apontava para que o crime tivesse sido cometido pelo japonês com o castiçal na biblioteca...

Portanto, formalmente peço desculpas ao Japão.

Em compensaçãpo, F*** Y** China e seu maldito crescimento econômico que produz jovens como mentalidade tão pequena, sem senso de vida em sociedade e que ainda nos fazem sair na rua às 2 da manhã!!!

12 comentários:

  1. Agora sim. Tava achando estranho que tinha tanto japonês e tão pouco chinês...
    Quanto ao alarme de incêndio, você descreveu a sua experiência de modo idêntico a minha, inclusive pelos 30s que é o que eu demoro para fugir para as montanha.
    A diferença é que não estava chovendo, só uma leve garoa.
    Eu acho que você deve conter seus ímpetos de Hulligan e denunciar sua vizinha, ao invés de espalhar dejetos pelo corredor.
    E aproveitando o comentário, fontes confiáveis me disseram que doutorandos chinêses recebem a mesma coisa que nós como bolsa de doutorado sanduíche...
    e olha que eles são comunistas!

    ResponderExcluir
  2. O pior é que tinha pouco mesmo. No meu lab não tem nenhum. Acontece que começou o ano letivo de repente eles se multiplicaram como coelhos. E vc sabe como coelhos são seres limpinhos...

    E fontes confiáveis afirmam que ingleses recebem 25% a mais do que nós. E agora estou à caça de mais informações das minhas outras fontes europeias.

    ResponderExcluir
  3. Bem, a mea culpa poderia ter sido evitada se o dono desse blog gastasse um pouco do que aprendeu sobre observação científica para notar as imensas diferenças existentes entre japoneses, chineses, cambodjanos, vietnamitas, srilankianos, tailandeses, etc...ou seja, tudo que está para lá dos Urais....

    PS: caso decida por espalhar o lixo pela porta da chinesada, por favor, faça com uma daquelas vassouras de bruxa usadas pelo Seu Madruga

    ResponderExcluir
  4. Que tal vc, como cientista que é, escrever um bilhetinho cheio de termos técnicos explicando que uma nova 'praga' está se alastrando nos arredores de Bristol e atacando todo e qualquer amontuado de lixo, contaminando tudo que encontra, seguindo o rastro deixado por quem teve contado com ele, e que o único antídoto está no fundo da lixeira.

    ResponderExcluir
  5. Eu até podia escrever, pena que não sei o código que eles usam para se comunicar...

    Se eu encontrar de novo o lixo lá eu tô pensando em colocar o meu junto, pra fazer um volume bem grande. E eu posso colar uns símbolos de tóxico, cancerígeno e radioativo nos sacos! Daí se vierem perguntar eu digo que pensei que ali fosse o local correto de estocar o lixo!

    ResponderExcluir
  6. 1) seria porquisse ou porquice? nem o dicionário nem o google me souberam informar.

    2) deixe os planos diabólicos de lado e simplesmente dê uma de Alice. Ao ver o lixo do lado de fora, toque a campainha e converse com a tal chinesa. Aja como se ela desconhecesse as regras da boa higiene. Ou, então, deixe esta mensagem: 中国不是一个螺母。扔在垃圾桶旁边的走廊,而不是在垃圾桶。


    ( - ; - ) < 我很干净!

    ResponderExcluir
  7. Diz a lenda que é porquice é com C...

    http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=porquice

    ResponderExcluir
  8. Sempre é bom contar com a leitura de gente culta. Por isso vcs dois estavam nos hot spots da famigerada Grande Chance. Imagina se o amigo Gilberto Barros me pergunta: "Contém C, CONTÉM, sujidade, porcaria, imundície". Eu seria obrigado a passar! Ou então dizer chinesada e ser preso...

    ResponderExcluir
  9. É difícil conviver com alguém sem higiene e educação, mas nada que uma boa conversa não resolva.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, André... Que medo dos seus vizinhos!

    Fátima

    ResponderExcluir
  11. Pô André, você teve todas as pistas sobre a nacionalidade de seus colegas e ainda assim confundiu os nipônicos com os chineses (são os sinônicos?)? O japonês já está cansado de aparelhos tecnologicamente avançados, enquanto os chineses não. Os japoneses são conhecidos por serem mais higiênicos que os europeus, enquanto que os chineses possuem a alcunha de serem mais porcos que os indianos. Além disso o idioma é totalmente diferente: a escrita chinesa é bastante pontiaguda, enquanto que a japonesa é mais arredondada, além da própria fala, que difere bruscamente ambos: os chineses falam rápido e preferem sons típicos da letra i e a, enquanto que os nipônicos preferem o a e o. Fica aí a dica, e um bônus: pra saber se é coreano basta pedir para ele escrever uma frase e verifique se ele escreve um círculos perfeitos em algumas letras. Se o fizer, é Korea!
    (P.S Não tenho nada contra chineses, japoneses, coreanos, indianos e asiáticos em geral, mas o que pouco que vi, vim (e venci) e presenciei me serve como base para a constatação.)

    ResponderExcluir
  12. descobri seu blog nesse minuto. que delícia. tbm tô fazendo sanduíche, mas em nottingham. cheers : ) x josi.ppaz@gmail.com

    ResponderExcluir