domingo, 3 de outubro de 2010

Y ddraig Goch ddyry cychwyn



Bom o título deste post, não acham?

Não, não estou falando grego.

É pior, é galês. O título com 23 letras e 3 vogais quer dizer "O dragão vermelho inspira à ação", o lema do País de Gales.

Mas por que raios estou eu a falar de tão nobre país?

É porque a capital do País de Gales, Cardiff (ou Caerdydd para aqueles que se empolgaram em aprender galês), fica pertinho aqui de Bristol, basicamente atravessando o canal de Bristol se chega a Cardiff.

Bom, mas quando foi que eu decidi ir para o País de Gales? Na verdade eu já fui há mais de um mês atrás. Mais precisamente, naquele fatídico dia que eu não sabia que era feriado e os encanadores viriam consertar meu ralo entupido, portanto eu nao podia ficar nem na Universidade nem em casa (pra quem não se lembra eis o post).

Saindo de casa com meu joelho ferrado pelas andanças demasiadas da ida a Londres, decidi que não queria ir longe. Mas, por outro lado, aquele seria o último feriado antes do Natal (era dia 31/08), portanto pensei eu com meus botões que deveria aproveitá-lo para ir a algum lugar, mesmo sacrificando minha patelinha esquerda.

Assim, decidi ir à estação de trem. Chegando lá, olhei o mapa por uns bons 10 minutos sem ter a menor ideia de qual seria meu destino. Já era quase meio-dia, não poderia ir longe mesmo. Então olhei as cidades próximas e exclamei:

- Vou a Gales!

Quarenta minutos depois, lá estava eu. Sem a menor ideia do que fazer, de onde ir ou do que visitar. Simplesmente fantástico! O completo oposto do que foi Londres 3 dias antes.

Quando você não sabe nada sobre o lugar que está visitando (essa é uma dica do Teng muito valiosa), procure o i. O que é o i? O i é o posto de informação, onde vc pode pedir um mapa, perguntar alguma dúvida sobre o lugar ou algum conselho sobre onde ir. Lá chegando, peguei meu mapinha e localizei os pontos turísticos principais do lugar. Na verdade, todos ficam muito perto do centro, então dava para ir em quase todos.

O principal atrativo turístico de Cardiff é o Castelo de Cardiff. É a única fortificação romana ainda existente na Grã-Bretanha do período em que a ilha aqui era propriedade do Império Romano.



O castelo é todo muralhado (inclusive andar dentro das muralhas infinitas é uma experiência muito divertida). De lá os arqueiros podiam avistar inimigos a grandes distâncias e atirar suas flechas por entre as fendas fininhas da muralha.





Dentro do castelo tem uma torre central muito alta (meu joelho adorou!), de onde pode-se ver a cidade em 360 graus.





Tem também um gramado gigante dentro, muito bem cuidado por sinal, com uma Trebuchet exposta, tem a casa da família dos lordes que lá residiram durante muitos séculos, a Torre do Relógio e mais umas coisinhas. Passei duas horas lá dentro, aproveitando cada momento com um adicional que não é muito comum nas atrações turísticas aqui: tranquilidade, sem um monte de turistas do seu lado se acotovelando para tirar fotos (afinal era uma terça-feira e só a Universidade tinha feriado...).





Enfim, depois do castelo passeei pelo centro da cidade. E notei muita semelhança com Bristol. Deve ser o padrão de cidade média do Reino Unido, sempre organizado com um centro cheio de lojas e calçadões, a parte velha da cidade, a parte nova do outro lado, muitos parques e gramados etc.

Outra atração da cidade é o Millennium Stadium, um estádio gigantesco dos mais modernos do mundo (dá para vê-lo em uma das fotos acima). Mas é para Rugby, o esporte número 1 do País de Gales. Não consegui entrar no estádio porque as visitas terminavam às 15h, então não pude ver por dentro. Mas é certeza que o dia que me der 5 minutos aqui e eu quiser ver uma partida de Rugby ao vivo, é para lá que eu vou.

Visitei também a Prefeitura da cidade e o parque vizinho. Muito bom o clima de fim de tarde na cidade. E eu sem pressa nenhuma, pois sei que voltarei para lá com certeza, pela proximidade de Cardiff com Bristol.









Mais um detalhe final: o idioma é tão ininteligível sendo ouvido quanto o é sendo lido. Não tem absolutamente nenhuma relação com o inglês ou qualquer outra língua que eu conheça. Só 25% da população fala o galês, apesar do idioma ser obrigatório nas escolas. Os jovens não se interessam muito, pois sabem que o inglês é muito mais útil dentro e fora de Gales. Mas acho muito legal o país tentar manter seu idioma próprio mesmo diante de tanta pressão externa. Ajuda a preservar a cultura e tradição das pessoas que fizeram a história do País de Gales.

Ah, para quem quiser se divertir, teste-se para saber se, como eu, caso você dependesse de falar galês para sobreviver, com certeza já estaria morto:

9 comentários:

  1. Rwy'n hoffi'r catapwlt yn well. Ac yr wyf yn meddwl y dylech chi fynd i Caerdydd unwaith eto ac yn gwylio gêm rygbi!

    ResponderExcluir
  2. Heb sôn bod y trebuchet dim ond fy atgoffa o Civilization. Y gorau yw bod y Rhufeiniaid oedd y tu mewn i'r castell, ac ar ben bryn, felly eu bod wedi amddiffyniad 75% yn fwy! Y broblem yw nad oeddent yn disgwyl mor gryf o ymosodiadau barbaraidd...

    ResponderExcluir
  3. PQP!!! q augníl é asse? parece que é td escrito ao oirártnoc !!!
    A propósito, parece q vc realmente aprendeu a fotografar! Belas fotos!
    E a comida em Gales, é tão esquisita qto a língua?

    ResponderExcluir
  4. Gallaf ddychmygu hawdd pa mor anodd yw i fasnachu gydag eraill gan ddefnyddio iaith hon. O leiaf y Gggglee ar ein hochr ni nawr!

    ResponderExcluir
  5. Andrew, Dwi byth yn dychmygu cael i ddysgu Cymraeg i sgwrsio gyda chi. Ac felly gyflym!

    ResponderExcluir
  6. Yng Nghymru mae pobl yn ei fwyta hyn yn cael ei wasanaethu iddynt. Gan nad oes neb yn deall yr iaith, y gweinyddion esgus eu bod yn deall y cais, yn gwasanaethu rywbeth, gwsmeriaid ddweud diolch a gadael. O leiaf dyna beth wnes ...

    Ac yr wyf yn hoffi gweld pawb yn siarad Cymraeg yn rhugl. Mewn gwirionedd pan fyddwch yn darganfod mai dim ond drwy newid y llafariaid newid y W ac Y, mae'n dod yn haws ...

    ResponderExcluir
  7. Parece legal o castelo... Se bem que pra mim todo castelo é legal, já que nunca fui a nenhum...
    Tenta decifrar essa:
    O Br eh o mlhr pais do mndo, c/ otmas cumidas, mlhrs e ftbol: rumu al ékissa!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito destas fotos AGE OF EMPIRES...rsrs..trebuchet!! Traga uma ao IQ e mire no bloco 5.

    ResponderExcluir
  9. Para quem não sabia o que poderia encontrar, valeu a surpresa! Que lugar bonito e tranquilo!!!

    ResponderExcluir