sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Notícia balonística

No último domingo começou aqui em Bristol a maior e mais prestigiosa corrida de balões do mundo, a 54a edição da corrida de balões Gordon Bennett. Resumidamente, equipes de vários países competem para ver quem chega mais longe com uma quantidade igual de gás. E eu não vi nenhum dos balões porque eles largaram às 23h e eu não sabia que essa corrida existia.

Bom, anteontem a corrida acabou, com cada balão tendo atingido a maior distância que conseguiu. Observem no mapa abaixo o rastreamento das posições finais dos balões (cliquem na imagem para vê-la em tamanho maior).



Algo estranho?

Dê mais uma olhada atentamente no mapa.

Perceba que a Suíça ganhou, com a Alemanha bem perto e o Reino Unido em terceiro.

Agora olhe com cuidado onde os demais balões pousaram.

Notou algo bizarro?

Veja qual a posição final de um dos balões dos EUA.

Pois é, no meio do Mar Adriático, entre a Itália e a Croácia...

As equipes de busca desses dois países vasculharam o mar durante as últimas 48h e não acharam rastro de um balão por lá. A família dos dois balonistas (um homem e uma mulher) ainda acredita que eles podem estar em alguma área remota ou até na cesta do próprio balão, boiando no mar. Mas hoje as equipes de busca confirmaram que no local e na hora onde o GPS mandou seu último sinal estava chovendo torrencialmente, com muitos relâmpagos e ventos fortíssimos. E disseram que a possibilidade dos balonistas estarem vivos é remotíssima, pois a velocidade de queda foi superior a 8o km/h.

É por isso que os balonistas não-corredores não voam quando o tempo não está bom. Infelizmente, coisas ruins podem acontecer quando o balão vai subindo e vai caindo a garoa...

7 comentários:

  1. Nossa! Que notícia triste! Apesar da baixa probabilidade de encontrá-los com vida, a esperança é a última que morre. Espero que este fato sirva de alerta para a próxima competição, para que esse evento seja realizado com condições de tempo esteja mais favorável, ou pelo menos se o tempo mudar bruscamente, possa haver uma melhor comunicação entre compeditores e equipe de apoio. Enfim, o que podemos fazer agora fazer é rezar pelos familiares e competidores.

    ResponderExcluir
  2. A esperança é a última que morre... já os balonistas... mas é triste mesmo!
    Eu fico pensando se os suiços não desistiram só pq sabiam que os outros tinham parado!
    Da uma olhada... pararam em Constata pra garantir... e se não tem gás (literalmente) pra atravessar o mar negro!

    ResponderExcluir
  3. Hum, eles tinham que fazer algum trajeto pré-definido? Todos tiveram que passar pelo sul da França, enquanto que eu, mesmo não sendo um balonista, escolheria atravessar o continente europeu ao invés de tentar a sorte no Mediterrâneo... De qualquer forma, o De Carli também desapareceu pq não foi muito esperto... Fica a dica: próxima corrida é atravessar o Saara, de Nouakchott até Asmara

    ResponderExcluir
  4. Se Anubis dependesse de ser balonista estava lascado... os balões voam ao sabor do vento, você não consegue controlar a direção, só a altitude.

    E atualizando as notícias, as buscas aéreas já foram encerradas anteontem. Nem sinal dos balonistas norte-americanos. Agora alguns barcos da guarda costeira italiana tentam achar os restos do balão e/ou os corpos dos dois. Infelizmente eles já dão como certa a morte dos balonistas, não pelo tempo que já passou, mas pela própria força do impacto da queda do balão na água.

    ResponderExcluir
  5. Eles devem estar junto do padre brasileiro!

    ResponderExcluir
  6. é verdade, as drogas (da licenciatura) me fizeram esquecer que não tem como controlar os balões! Tudo bem, Nunca voei e deixo isso aos nossos amigos aviários (menos os galináceos)

    ResponderExcluir