domingo, 17 de outubro de 2010

Viajando pelas Terras Médias - Parte 2

Continuando o pequeno conto de Tolkien, lá estava eu em Dárbi (só pra reforçar, viu Galvão), pronto para ir ao jogo. Durante minhas andanças pelo calçadão, e foram muitas, só vi dois brasileiros e quatro ucranianos. O clima da cidade não transparecia em nada que haveria um jogo por ali, ainda mais um jogo da seleção brasileira. Em compensação eu vi muito mais gente pobre na rua do que eu tinha visto em todas as outras cidades que fui por aqui. Suponho que a crise econômica pesada que eles estão vivendo aqui tenha afetado bastante a indústria automobilística local (fábricas da Toyota e Ford), causando um desemprego acima da média no país. E que povinho feio viu, mil vezes as pessoas de Bristol...

Enfim, depois de passear no shopping e verificar que em Derby o preço das coisas é bem maior do que é aqui em Bristol (não sei o porquê), encaminhei-me para o jogo. Usando meu mapinha no celular, fui me guiando pelas ruas da cidade. E o estádio ficava longe do centro, mais de 2 km de distância. Enquando andava, pensava que nunca mais eu chamaria Derby de pequena... O estádio fica na região das fábricas da cidade, portanto pude ver onde boa parte da população local trabalha. A outra metade dos trabalhadores locais trabalha nas fazendas que ficam no entorno de Derby, e é de lá que vem a maioria dos ucranianos que moram na cidade.

Depois de uma boa andança solitária pelo viaduto único de Derby, pude avistar o estádio. Ele se chama Pride Park e pertence ao Derby County, clube da cidade que já foi campeão inglês duas vezes na década de 70. E lá chegando, ouvi pela primeira vez em mais de 2 meses um som familiar...





Foi a primeira vez também que encontrei um monte de brasileiros juntos. A maior parte das pessoas era de Londres ou das cidades próximas nas Terras Médias. Vi torcedor do Goiás, Avaí, Fluminense, Botafogo, Vasco, São Paulo, Palmeiras e Corinthians, mas falei mesmo só com um do Vasco e um do Corinthians, que aliás tinha um cartaz bem interessante...



Os ucranianos que lá chegavam pareciam todos "calibrados" com vodka. Cantando coisas como "Ina, ina, ina, Ukrayina" e outras que não me atrevo a tentar transcrever, eles chegavam fazendo a festa e cantando em coro. E fora que alguns deles estavam sem camiseta num frio de 7 graus (fora a sensação térmica de não sei quantos graus). Os brasileiros cheios de casaco e os ucranianos sem camisa... Alguns brasileiros quiseram provar que eram tão "machos" quanto os ucranianos e resolveram tirar a camiseta também. Não resistiram mais de 5 minutos uhahuahuauha Foi muito interessante ver essa guerrinha entre as torcidas atrás de um dos gols.



Como vocês podem ver, o estádio não estava cheio. Estavam lá apenas 13.088 pessoas, num estádio onde cabem 33 mil. Pode ser o frio, ou o dia e horário impróprios (segunda à noite), ou ainda a seleção brasileira sem os craques conhecidos deles, mas acho que o principal mesmo é que o povo não tem muito dinheiro para gastar, principalmente em cidades do interior. Bom, eu não estava ligando mesmo para nada disso, eu queria mesmo era ver o jogo. Nunca tinha ido ver um jogo do Brasil antes. E quem diria que meu primeiro seria em Derby... Mas, infelizmente, logo na entrada do estádio me deparei com a seguinte placa:



Pois é, tive que deixar meu kit de dardos e meu rádio antigo de mesa do lado de fora. Paciência... Passada a decepção, entrei no estádio. Diferentemente do Brasil, o estádio é muito bonito, limpo, conservado e bem organizado.



E o melhor é que pude ficar pertinho dos jogadores do Brasil enquanto eles faziam o treinamento físico!!! Foram mais de 20 minutos de aquecimento e alongamento. Muito legal.







E os jogadores acenavam ou davam umas risadinhas quando ouviam umas piadas (tipo "André, volta pro Timão", "Robinho lindo" e "Cadê o Kaká?"), mas eles não podiam fazer mais que isso porque senão o preparador físico dava bronca.

Passado o aquecimento, fui para meu lugar. E lá estava até cheio, pois era na lateral do campo. O problema é que estava cheio de ingleses... Ou seja, nada de emoção exacerbada, só gritos de Ohhh, Uhhh, Ahhh e aplausos. Torciam para o Brasil e para a Ucrânia (à lá CK, descendente de ucranianos). Os ingleses até aplaudiram até a entrada do juiz!!!!! Que que é isso!!!!!

Dois ingleses que vieram juntos sentaram na minha frente e não trocaram uma única palavra durante o jogo todo. E eu não estou exagerando!!! Eu por outro lado estava torcendo à brasileira, cantando junto com os brazucas, xingando quando podia e pulando adoidado nos gols. Como levei minha bandeira do Brasil gigante, ficava agitando toda hora que tinha lance emocionante. O menininho do meu lado ficou maravilhado ao me ver comemorando um dos gols com tanta emoção (ou seja, qualquer coisa maior que uns aplausos). E também na hora do hino, pois eu era o único brasileiro nas proximidades e portanto a única voz ouvida por ali (sem contar que eu cantei os dois hinos e cantei o refrão inicial "Espera o Brasil que todos cumprais com vosso dever...", para estranheza de um cara na minha frente...). Acho que o menininho se lembrará de mim se vier a gostar de futebol quando crescer. E a empolgação da "ola" brasileira e dos trenzinhos sem camisa dos ucranianos contrastava fortemente com a completa serenidade (pra não dizer chatice) dos ingleses.





Resumindo, foi muito legal. Ah, um detalhe, teve jogo também. 2x0 Brasil com gols de Daniel Alves e Alexandre Pato.

Mas isso é só um detalhe.

3 comentários:

  1. André, fico contente que você tenha cantado o estribilho. Mas acho que vc tinha que ter levado uma faixa escrito "Filma o jogo, porra!!!" só pra ver se eles filmavam...

    ResponderExcluir
  2. ahhhh eu vi esse corinthiano na tv hahahaah

    e, se liga, se sua própria irmã já te achava um et por fazer essas coisas em casa, imagina um estrangeiro vendo isso em público?! se fosse nos eua, vc ia ser terrorista desviando a atenção de alguma bomba estrategicamente colocada em campo

    ( Q ; Q )

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Muuuuuuuuito Legal!!! Se encontrar um brasileiro fora é muito bom, imagine uma turma e no jogo no Brasil. Não tenho nem o que comentar!
    Sem sombra de dúvidas valeu toda sua saga para ver o jogo. André Frank, o meu brasileiro com muito orgulho e com muito amor no coração. rsrsrs

    ResponderExcluir